Região chega com força ao Mundial de Canoa Polinésia


Disputa será na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, a partir do dia 12

A região estará bem representada no Mundial de Va’a, a Canoa Polinésia, que acontece pela primeira vez no Brasil, de 12 a 17 de agosto, naLagoa Rodrigo de Freitas, Rio de Janeiro. Dos mais de 200 brasileiros entre os atletas de 19 nacionalidades, três representarão a Baixada Santista no individual e mais 22 por equipes. Uma das remadoras santistas nesta 16ª edição do evento é Cristiana Franco, conhecida como Tijolinha, de 40 anos. Ela vai participar pela primeira vez da competição.

Por equipes, competirá pela equipe Matero. Antes, a atleta foi bicampeã brasileira em 2011 e 2012 e bicampeã Sul–Americana em 2012 e 2013 por equipe, fazendo parte do time Kimi. Para se preparar, além de remar em Santos ao lado de amigos, vai sempre para São Paulo encontrar o grupo que treina nas raias da USP. Tudo sob as instruções do técnico Serginho Prieto, a quem ela faz questão de lembrar. “Ele ajuda muito, assim como o supervisor do Comitê Va’a, Manuel Gil Rey Rojo”, diz Tijolinha.foto

No Mundial, ela participará em quatro categorias: V1 mas ter (individual), onde se classificou em terceiro lugar na seletiva nacional; equipe (OC6) Open; equipe Master, onde caberá a ela a função de Leme; e ainda pela V12, quando a Matero se junta a outro time do Rio de Janeiro para disputar com 12 integrantes.

Vice-campeã OC1 Master sul-americana 2013 de canoa havaiana, vice-campeã no surfski e vice no Brasileiro de Sprint de stand-up, agora Tijolinha tenta o título mundial de canoagem, principalmente na categoria V6 open – que lhe garantiria uma bolsa-atleta de valor maior – ajudando a se manter em alto rendimento. Afinal, vive da modalidade e da venda de artigos esportivos de fabricação própria, a Live Aloha, que tem viseiras e capas impermeáveis para banco de carro, entre outros produtos.

“Como leme na equipe, serei capitã da embarcação, que dá o comando para os outros atletas. É quem consegue ver melhor, tendo atenção nas correntes marítimas e pegando ondas que façam a embarcação ganhar mais velocidade. É um cargo de responsabilidade”, diz ela, que está com uma expectativa bem positiva. “Gosto de remar, também gosto de surfe. Será uma ótima oportunidade”, ressaltou a especialista em sprint e uma das pioneiras em canoa havaiana e stand up noBrasil, pois morou no Havaí de 1994 a 2008.

OUTROS NOMES

Uma das equipes regionais arepresentar o Brasil é a única Júnior (15 a 18 anos) do estado de São Paulo, a Loucaos Va’a, onde remam Klisnmann Vetea Mendes, Luciano Jorje da Silva Junior, Pedro Henrique Guimarães, Igor de Lima, Murilo Rodrigues e Arthur Moreno.

No individual, a santista Andressa Saboya também disputa na V1 open e V6 com a equipe Mana Brasil. E Celso Filetti é outro destaque da Cidade, competindo na sênior, master V1,V6 master, super e V12.

Em equipes, pela Poseidon, remam Felipe Neumann, André de Oliveira, Lucas de Jesus, Giancarlo de Savoia, Douglas Figueiredo e Luis Henrique Barta, na prova de 1.500 metros. Na TriboQPira, representam Santos e Bertioga nos 500 e 1.500 metros: José Marcos Mendes Filho, David Levi da Silva, Jeferson Libório, Vinícius Zeidan, Renato Inácio Santos e Douglas de Freitas.

Além disso, quatro atletas daBaixada Santista integram a equipe Samu Open B, nos 1.500m: Marinho Cavaco, Cauê Serra, Rogério Mendes e Vagner Riesco.

O campeonato da Superar Esportes tem chancela da Federação Internacional (IVF) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

TRANSMISSÃO AO VIVO NA TV BRASILEIRA

Pela primeira vez um Mundial de Va’a será transmitido ao vivo pelo TV brasileira.

As finais de domingo, 17 de agosto, último dia de competição, serão exibidas de 10h às 12h, pelo canal pago SporTV, ajudando a disseminar a modalidade que faz sua estreia no programa dos Jogos Paraolímpicos de 2016.

NOMES DAS CANOAS

As canoas individuais (V1) que disputarão o Campeonato Mundial de Va’a, a partir do dia 12 de agosto, serão batizadas com nomes de 14 bairros cariocas: Barra, Recreio, Ipanema, Leblon, Copacabana, Grumari, Urca, Laranjeiras, Catete, Gávea, Lapa, Gloria, Tijuca e Guaratiba.

O Batismo será realizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Estádio de Remo da Lagoa, local da competição, sábado, dia 9 de agosto, ás 9h.

Crédito: SHEILA ALMEIDA – Jornal ATribuna