Resultados e tudo sobre o W2 Downwind 2016, em Fortaleza/CE


Waves e Wind = a W2, foi exatamente isso que não faltou no quinto ano de realização da única prova de downwind no Brasil.

Por João Casto, da Ecooutdoor

Durante a semana da prova, mais precisamente de terça feira em diante, atletas já começavam a chegar e desejar reconhecer a raia. Dois dias antes da largada, João Castro, diretor de prova, Américo Pinheiro, Mário Cavaco, Marcio Adriani (campeão da Tríplice Coroa em 2015), Antonio Carlos Bonfá (Totó), José Marcos Mendes Filho, Carlo Caruso, entre outros, remaram o percurso que mesmo não apresentando condições clássicas, arrancou sorrisos de todos, mas ficou bem claro que daquela maneira chegar até o Pecem, seria tarefa bastante difícil para todos e certamente finalizada por uma minoria e este foi o motivo para mudar a prova e colocar a chegada em Cumbuco. A competição passaria de 40 Km para 30 Km aproximadamente.

A previsão mudava a cada momento e todos estavam ansiosos para saber como seria no dia da prova. Pois bem, o dia chegou e se há uma definição para o termo “condições clássicas” essa certamente seria W2 Downwind 2016.

As condições anteriores com ventos de leste, variando entre 15 e 23 nós, mas ondulação de 1.3 vinda de nordeste, empurraria os atletas para a costa, obrigando-os a abrir muito na largada para que conseguissem com tranquilidade atingir Cumbuco.

Embora o bom vento alinhasse as ondas, esta condição não poderia ser chamada de “perfeita”, mas no dia da prova os ventos atingiram entre 20 e 25 nós (talvez mais) a ondulação com 1.6 a 1.8 m rodou e ficou praticamente na mesma direção determinada pelo vento e daí para frente todos podem imaginar o que foi esta prova! Recorde de tempo, recorde de surf, recorde de alegria, recorde de preocupação da organização com os competidores, afinal seria a primeira vez na história do evento que todos estavam pegando um mar de gente grande!

Alguns atletas no surfski relataram velocidade média de 15 Km por hora e máxima de 26 Km por hora!

Entre os atletas das três modalidades: Va’a, Stand Up Paddle e Surfski, cabe destaque para um caso à parte.

Patrick Winkler, atleta que se apaixonou pelo Paddleboard e que vem participando de grandes provas da modalidade no Brasil, pediu para correr o W2. A Ecooutdoor Sports Business é uma agencia de marketing esportivo e embora realize eventos em todas as modalidades esportivas, tem claramente o DNA dos esportes aquáticos.

Há mais de 4 anos a Ecooutdoor vinha de maneira exclusiva fomentando esta modalidade no evento Aloha Spirit Festival, o maior da America Latina e lá estava uma oportunidade de quem sabe, a partir de 2017 introduzir o Paddleboard no W2 Downwind. Porque não!? Afinal é a modalidade “mãe” de todas as outras e faz parte das maiores travessias ou provas de Downwind no mundo.

Patrick foi valente e partiu para o desconhecido mesmo não estando com a prancha ideal para este tipo de prova.

Com uma Bark de aproximadamente 12 pés, prancha emprestada pelo entusiasta, atleta e grande nome dos esportes aquáticos no Brasil, o Bob Araújo, Patrick firma o seu nome na história do Downwind ao completar esta prova!

Se fossemos aqui pontuar cada destaque nesta edição da prova, teríamos que fazer isso com os 50 atletas, pois todos foram incríveis, mas não podemos deixar de citar os atletas Américo Pinheiro do SUP e Cauê Serra do Va’a. Ambos chegaram em primeiro em suas modalidades, mas deixaram bastante claro que Downwind é outra coisa.

Técnica e experiência neste tipo de prova é sim um grande diferencial! Marcos Mendes Filho vence na categoria Surfski e a incrível e experiente atleta Carmen Lúcia nos dá o exemplo. Atleta de alma, afinal parece ser a única representante feminina não só no W2, mas praticamente em muitas outras provas. Carmem rema por paixão, para viver momentos que serão eternizados para ela e não por qualquer outro objetivo também, importantes, mas sem paixão a prática perde o sentido. Parabéns Carmem, você sempre é exemplo.

Nossa também grande homenagem para Glaucia Pompeu do Stand Up Paddle, tradução da palavra FOCO! Treinada por Américo Pinheiro, em seu segundo ano de Tríplice Coroa com: 35 Km do Leme ao Pontal na Rio 34.1, 28 Km na Blue Ocean Paddle e agora 30 Km do mais puro “Brazilian Juice downwind”, provas certamente mais doloridas para os mais velhos, onde ela mostra que não existe limites e deixa explicito para os que querem enxergar!

Mais um ano de Tríplice Coroa e parece que agora os atletas começam a entender a necessidade do SPOT, localizador via satélite e equipamento de salvamento. Não foram poucas as conversas sobre o tema em diferentes momentos durante o evento e já sentimos daqueles que tem o equipamento, não só o sentimento de segurança como a compreensão da importância e exigência do mesmo.

Durante a prova um atleta foi resgatado pelo barco de apoio após sentir-se enjoado e isso só foi possível, naquela imensidão e agito de ondas, por conta do equipamento. Dois outros atletas forma monitorados até que chegassem em terra e fossem resgatados pela equipe de terra.

Houve até o caso de um atleta que teve o SOS disparado e rapidamente sua esposa, em outro estado e a organização da prova, foram contatados pela marinha que recebera dos Estados Unidos a informação de que houve um pedido de socorro da Latitude e Longitude “X” e eles já estavam apostos para colaborar no resgate com o helicóptero, o que não houve necessidade pois o atleta já se encontrava na chegada, feliz, sorridente e radiante! Esta foi uma pequena amostra de que estávamos certos quando optamos pelo uso obrigatório do aparelho. Se todos entraram naquele mar e se divertiram, foi por conta do SPOT Gen3, pois sem ele, certamente não seriam autorizados a competir pela organização.

No fim da prova ficou o compromisso da organização de já firmar a data de 2017, colocar em seu site todas as informações, para que os atletas possam se programar também financeiramente. Existe a possibilidade de em 2017, serem duas provas em Fortaleza durante a mesma viagem. Fiquem atentos! www.triplicecoroa.com.br

A Ecooutdoor agradece o patrocínio da SPOT, o apoio da SeaDoo BRP, são 3 anos apoiando nossos eventos, Carmel Cumbuco Resort por abrir suas instalações para os atletas e familiares, Yach Clube Fortaleza por abrigar a largada da prova e ASUP Ceará pelo apoio em tudo que precisamos durante estes dias.

A prova W2 Downwind 2016 homenageou o atleta Eduardo Gondin, ex vice presidente da ASUP CE, falecido há pouco tempo.

Segue a classificação dos atletas que concluíram a prova.

 

CategoriaNome TempoClassificação
Stand Up Paddle    
Stock  Masculino   
SUP Stock MasculinoMarcio Adriani02:321
SUP Stock MasculinoGustavo Moura Costa e Costa02:442
SUP Stock MasculinoGuilherme Júnior02:593
SUP Stock MasculinoPEDRO LUIZ DE CASTRO PEREIRA03:01 
SUP Stock MasculinoAndré Alexandre Rosa 03:02 
SUP Stock MasculinoPaulo Vasco03:16 
Stock Masculino 40+   
SUP Stock Masculino 40+Bruno Pitanga02:431
SUP Stock Masculino 40+André Luiz Barros02:482
SUP Unlimited Masculino 40+Leonardo lorang02:582
Stock Masculino 50+   
SUP Stock Masculino 50+jorge mario lino villas boas 04:061
Stock Feminino   
SUP Stock FemininoMarly Pires03:181
Stock Feminino 40+   
SUP Stock Feminino 40+Glaucia Pompeu de Siqueira03:461
Unlimited Masculino   
SUP Unlimited MasculinoAmérico Pinheiro Junior02:211
SUP Unlimited MasculinoMario Cavaco Neto02:252
SUP Unlimited MasculinoGustavo Ratones02:343
SUP Unlimited MasculinoCarlo Martini Caruso02:46 
SUP Unlimited MasculinoPaulo Marcello Coelho Porto 03:16 
SUP Unlimited MasculinoMarcelo Romano04:16 
Unlimited Masculino 40+   
SUP Unlimited Masculino 40+Antonio Carlos Bonfá Junior02:401
SUP Unlimited Masculino 40+Felipe Goettems03:042
SUP Unlimited Masculino 40+FERNANDO RAMOS MENDES03:203
SUP Unlimited Masculino 40+Marcos José de Araújo filho03:51 
Canoa Havaiana   
Paddleboard   
PaddleboardPatrick Winkler02:591
OC1 Masculino   
OC1 MasculinoCAUE SERRA02:061
OC1 MasculinoPedro Henrique Almeida Weichert02:112
OC1 MasculinoFELIPE NEUMANN02:153
OC1 Masculino (V1)Carlos Jose Lopes Ribeiro Filho02:53 
OC1 MasculinoRafael Medeiros03:15 
OC1 Masculino 40+   
OC1 Masculino 40+ Claudio Chain02:201
OC1 Masculino 40+ João Renato 02:232
OC1 Masculino 40+ Alexandre Levorin02:333
Surfski Masculino   
Surfski MasculinoJOSÉ MARCOS MENDES FILHO01:561
Surfski MasculinoLuiz Wagner Pecoraro02:002
Surfski MasculinoAlexandre Ferreira02:003
Surfski MasculinoMarcelo Magnanini02:06 
Surfski MasculinoJefferson Liborio02:14 
Surfski MasculinoCarmen Lucia da Silva02:47 
Surfski Masculino 40+   
Surfski Masculino 40+Leonardo Carneiro02:281
Surfski Masculino 40+Jose Correia Pinto Filho02:462
Surfski Masculino 40+Paulo Brandao02:583