E como foi o Surfski no Aloha Spirit Ilhabela?


A pergunta que muitos canoístas da Oceânica fizeram após a prova do Aloha Spirit foi: Como foi o Surfski no Aloha?

A prova foi muito boa! O percurso correspondeu ao que foi previamente divulgado. A largada foi dentro do horário prometido e em um dos horários mais movimentados na arena Aloha Spirit. A premiação também teve seu horário rigorosamente cumprido e a novidade ficou por conta da vasta premiação que todos que subiram ao pódio, do 1º ao 3º em todas as categorias, receberam por oferecimento da Cenquent, empresa de equipamentos e acessórios para racks.

Arena Aloha Spirit

O evento em si dispensa comentários. Dois dias de evento em Ilhabela que movimentou cerca de 1000 (mil) atletas em diversas modalidades, que inclusive está havendo forte intercâmbio de atletas entre as modalidades, por exemplo, atletas de SUP competindo de VA’A, bem como na Natação, porém o SUP ainda é a modalidade mais populada no Aloha. A largada é linda de se ver.

O percurso do Surfski

A prova de Surfski estava prevista para largar às 13h e assim foi cumprido. Um briefing técnico foi realizado às 12h30 e haviam cerca de 30 competidores de Surfski. A largada foi no estilo Le Mans onde os barcos ficam posicionados na areia respeitando alinhamento e os atletas ficam atrás com seus remos em mãos que ao som da buzina, correm para pegar seus skis e se lançar ao mar.

O percurso foi basicamente no formato L, onde largou-se na praia do Perequê em Ilhabela, percorreu-se 600m em linha reta até a primeira bóia que devia ser contornada sentido horário, e 5 km adiante haveria outra bóia para contorno anti horário. Isto feito, retornava à primeira bóia e a chegada era na areia, desembarcando e correndo até a meta.

A prova teve cerca de 1 hora de duração para os primeiros colocados que percorreram os 11 kms previstos.

O intercâmbio de atletas ficou por conta do José Carlos de Souza, José Marcos Mendes Filho e Vinicius Zeidan, que competiram no Surfski e na VA’A, além das mulheres Rayssa Corrêa e Viviane Vaz que também participaram da VA’A.

A premiação do Surfski

Como prometido antecipadamente, todos que subiram ao pódio na modalidade Surfski, receberam premiação em brindes da empresa Cenquent, que comercializa equipamentos e acessórios de rack. Outras modalidades já estão recebendo valores significativos em espécie, e o Surfski está no caminho para chegar nesse ponto, bastando somente que os próprios atletas populem a modalidade e encha os olhos dos organizadores.

A classificação final ficou assim (também pode ser vista clicando aqui):

0-39 Homens

1º lugar – Jose Marcos Mendes Filho
2º lugar – Vinicius Berlofi Zaidan
3º lugar – Jefferson Sestaro

40-49 Homens

1º lugar – Frederico Camargo Longhin (Fred foi o 3º colocado geral, fora da categoria)
2º lugar – Leonardo Carneiro
3º lugar – Irineu Cesar Zanini

50-99 Homens

1º lugar – Luiz Gustavo Campos
2º lugar – Nilson Dias Martins
3º lugar – Vadim Gomes De Carvalho

0-99 Mulheres

1º lugar – Rayssa Correa
2º lugar – Viviane Vaz Dos Santos

Próximas etapas do Aloha Spirit

As próximas etapas acontecem nos dias 18 e 19 de junho em Paraty/RJ e 10 e 11 de setembro em Salvador/BA. As informações e inscrições podem ser feitas diretamente no site do Aloha Spirit clicando aqui.