Turma do Remo termina em 3º lugar mas segue líder no campeonato


Apesar da 3ª colocação por equipes na 2ª etapa do Brasileiro de Oceânica, a Turma do Remo manteve-se à frente na disputa por equipes.

Cerca de 80 atletas competiram nas águas de Mambucaba, entre as cidades de  Paraty e Angra dos Reis, no Rio de Janeiro no útlimo domingo (11) e o grande desempenho dos 12 atletas da ATR Turma do Remo garantiram a 3ª colocação por equipes. A competição teve início às 10h da manhã, os 80 atletas partiram para o percurso de 20 km com a largada Le Mans, clássica da Canoagem Oceânica. Na largada Le Mans os atletas permanecem em pé atrás e sua embarcação, somente com o remo em mãos, ao som da buzina eles pegam o barco e se lançam ao mar para passar a arrebentação das ondas e iniciar a prova.

O atleta da Turma do Remo, líder do campeonato, José Marcos Mendes Filho, que havia assumido a ponta da prova após a primeira boia de retorno ficou preso no refluxo nas costas de uma onda e foi ultrapassado pelo atleta da ACOAR Luiz Wagner Pecoraro, que seguia o líder da prova de perto. Luiz Wagner se aproveitou da série e desceu a onda seguinte, ultrapassando José Marcos a poucos metros da chegada e garantindo a primeira colocação geral da prova. José Antônio da Silva, atleta ATR, garantiu o 4º lugar geral, na sequência seu filho e também atleta ATR João Pedro Schiavinato da Silva garantiram ótimos pontos para a equipe.

Na categoria Master, os atletas ATR Nilson Dias Martins, Evaner Coscia e Luis Michio Shimizu garantiram medalhas no pódio, bem como o atleta ATR Mario Ferreira de Queiroz na categoria Paracanoagem. Marcello Santos Olintho e José Carlos de Souza completaram a prova agregando 210 pontos à equipe, o que contribui para a ATR Turma do Remo garantir o 3º lugar, à frente da ECOEN.

No feminino, as atletas ATR Rayssa Correa Silva  e Viviane Vaz dos Santos também seguiam a líder da prova e a disputa também foi acirrada,  a primeira colocada foi Carmen Lucia da Silva, atleta da ACOAR, que chegou pouco mais de um minuto antes da segunda colocada, Rayssa Correa Silva.

Já na categoria de duplas, a primeira embarcação a cruzar a meta foi a dupla mista da ACALINO, Fernando de Lima Barbosa e Évina Fernandes, seguidos pelo atleta da ATR Daniel Alves Fim e Renato Vaz Dourado, e em terceiro lugar Edneder Fernandes Soares e Elen Fernandes, ambos de Caraguatatuba.

Na competição por equipes, a campeã foi a ACALINO com 1742 pontos, em segundo ACOAR com 1526 e ATR (Turma do Remo) com 1453,5 pontos.  A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica será em Ilhabela/SP, nos dias 30/09 e 01/10. O evento também  é homologado como o 1º Campeonato Sul-americano de Canoagem Oceânica.

Desempenho dos atletas ATR na 2ª etapa do Brasileiro de Oceânica

José Marcos Mendes Filho – 2º open e 1º Master A 35-39 anos
José Antônio da Silva – 4º open e 1º Master B 40-44 anos
João Pedro Schiavinato da Silva – 6º open e 2º sub23
Rayssa Corrêa Silva – 2ª open fem
Viviane Vaz dos Santos – 4ª open fem e 1ª Master A 35-39 anos
Marcello Santos Olintho – 4º Master B 40-44 anos
Nilson Dias Martins – 3º Master D 50-54 anos
Evaner Coscia – 3º Master F 60-64 anos
Luis Michio Shimizu – 1º Master E 55-59 anos
Mario Ferreira de Queiroz – 1º Paracanoagem
José Carlos de Souza – 4º Master F 60-64 anos
Daniel Alves dos Santos Fim – 2º open duplos e 1º senior duplos