Última competição antes das possíveis medalhas no Rio 2016


Equipe Brasileira de Canoa Masculina participa da Copa do Mundo na Alemanha, que reune os melhores atletas do mundo na modalidade.

Isaquias Queiroz dos Santos e Erlon de Souza Silva na C1 1000m

Isaquias Queiroz dos Santos e Erlon de Souza Silva na C1 1000m

A partir de amanhã os atletas da Equipe Brasileira de Canoagem Velocidade (Canoa Masculina) participam de sua última competição antes dos Jogos Olímpicos. A primeira etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que ocorre entre os dias 20 a 22 de maio, em Duisburg, na Alemanha, não interfere diretamente na atuação dos brasileiros no Rio 2016, mas é uma oportunidade de enfrentar os melhores atletas do mundo antes da competição em casa.

O Brasil já tem garantido suas vagas no Rio 2016 (C1 1.000m, C2 1.000m, C1 200m) e por isso o treinador da Seleção de Canoa Masculina, Jesús Morlán, afirma que o resultado da competição não influenciará nos Jogos Olímpicos. “O planejamento Rio 2016 não mudará nada independente do que aconteça em Duisburg. (A Copa do Mundo) é uma competição pré-Jogos. Coincide com o pré-olímpico Europeu, onde ainda há vagas para o Rio 2016, então todos os times de Europa devem estar lá. Por isso a gente busca essa competição”, explicou Morlán.

Junto com o técnico, Jesús Morlán, viajam Isaquias Queiroz dos Santos, Erlon de Souza Silva e Ronilson Matias de Oliveira. Além da prova individual C1 1.000m Isaquias compete em dupla com Erlon no C2 1.000m. A segunda dupla é formada por Erlon e Ronilson, que juntos remam na C2 200m.“É a primeira competição do ano e será muito importante porque temos como objetivo saber como está indo nossa preparação. A nossa expectativa é a melhor possível para a época que estamos do treinamento”, disse Erlon.

Isaquias contou que também está confiante para a competição. “Mesmo vindo de semanas fortes de treinos, iremos competir em alto nível”, afirmou o atleta. O start list da competição ainda não foi divulgado, mas do lado gringo, devem estar presentes os grandes nomes da modalidade. E a presença de rivais conhecidos como o alemão Sebastian Brendel e o tcheco Martin Fuksa, anima Morlán. “Tomara que estejam todos os favoritos. É para isso que viajamos para a Alemanha. Quanto mais finalistas e/ou medalhistas do Mundial, melhor”, disse Morlán.

Assim como o técnico, os atletas também estão preparados para enfrentar qualquer adversário. “É sempre bom competir com grandes atletas. Lá em Duisburg é só aplicar o que temos feito nos treinamentos e desfrutar do campeonato dando sempre o melhor”, comentou Ronilson.

Logo após o término das competições, os atletas retornam ao Brasil e o seguem a rotina de treinos visando as provas dos Jogos Olímpicos, que ocorrem entre os dias 15 e 20 de agosto, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.