Um final de semana para todos os gostos, Va’a e Canoagem Oceânica


Pela primeira vez, um evento oficial da CBCa mesclando as modalidades Va’a e Oceânica, foi realizado também em local inédito.

No sábado, a modalidade Va’a deu início ao Circuito das Ilhas Opium Hightec. As largadas eram alternadas por categorias, e as disputas tomaram conta da praia da Barra do Sahy, uma praia localizada no município de São Sebastião/SP. Às 09h os cadetes e juniores deram a largada inicial do dia nublado e chuvoso. 1 hora depois foi a vez do feminino largar individualmente e em duplas. A prova principal foi ao 12h30 quando o masculino largou, durante a hora do dia em que o mar mais favoreceu aos atletas com ondas e ventos a favor em uma parte do percurso. Depois a chuva castigou havendo necessidade do cancelamento de uma bateria de Cadetes. Após acalmar a chuva e o mar, foi dada a largada das duplas mistas. O dia encerrou-se com a premiação no local, com música e sorteio de uma canoa Opium Hightec aos participantes.

Gilmar Domingos de Oliveira

A prova do domingo, válida como 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica, teve grande adesão por parte dos 125 atletas distribuídos em 12 equipes representando 5 estados brasileiros. Foram mais de 100 caiaques colorindo as areias da Barra do Sahy, em São Sebastião/SP, com a tradicional largada Le Mans, onde em um único momento, os atletas correm com seus caiaques para a água.

O cenário local contemplou a todos, onde após uma trégua na chuva do dia anterior, a Ilha das Ilhas e a Ilha das Couves serviu de referência natural para o primeiro trecho do percurso, depois a Ilha da Pedra, em frente a Juquehy, serviu de retorno à praia da Barra do Sahy, finalizando um percurso de 15,5km.

A disputa na água foi muito forte, havendo grandes rachas nos duplos e também no individual. A dupla campeã da prova foi o Surfski Duplo Masculino (SS2MS) Vinicius Berlofi Zeidan e David Levi da Silva que tiveram a revanche contra Gustavo Miller Ferreira e Diom de Souza Catarina, que ficaram em segundo lugar. Gustavo e Diom haviam faturaram o primeiro lugar na 1ª Etapa do Circuito Brasil, em Ilhabela, em cima de Vinicius e David em um sprint final emocionante. Agora a dupla deu o troco em Gustavo e Diom. No terceiro lugar ficou a dupla Claudio Zsigmond e Fernando Ramos Barbosa, que também ficaram em terceiro lugar na 1ª etapa.

No Surfski Individual Masculino também houve revanche. José Marcos Mendes Filho garantiu o primeiro lugar com 9 segundos de diferença de Luiz Wagner Pecoraro, que finalizou em segundo lugar. Na 1ª etapa, assim como no duplo, também houve troca de posições com Luiz Wagner ficando em 1º e José Marcos em 2º. A disputa pelo 1º lugar do Ranking Nacional está acirrada com os dois atletas empatados. A terceira colocação do Surfski Masculino ficou com o experiente Frederico Camargo Longhin, que segue em 5º lugar no Ranking.

Os top 10 do Surfski Individual Masculino foram:

1º José Marcos Mendes Filho – 01:18:50
2º Luiz Wagner Pecoraro – 01:18:59
3º Frederico Camargo Longhin – 01:21:25
4º Alexandre Ferreira do Nascimento – 01:21:45
5º Lucas Fernandes Maciel – 01:23:12
6º Pedro Paulo Nascimento Gonçalves – 01:23:16
7º Marcelo Bosi de Almeida – 01:23:28
8º Vinicius Luz Sanches – 01:23:38
9º Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira – 01:23:50
10º João Pedro Schiavinato da Silva – 01:25:01

Gilmar Domingos de Oliveira

Domingo foi o Dia Internacional da Mulher e as grandes guerreiras do Surfski Feminino fecharam o podium com Carmen Lucia da Silva em primeiro lugar, Camila de Araujo Nicolau em segundo e Rayssa Corrêa Silva em terceiro. Carmen manteve a liderança no Ranking com 400 pontos, com 2 primeiros lugares. Também contando com a presença feminina, nos Surfskis Duplos Mistos Marcelo de Oliveira Lins e Angélica Evarista sagraram-se os campeões, assim como na 1ª etapa seguidos por Marcio Vinicius de Arruda Cesar e Luísa Carneiro Freitas e Edvaldo Fernandes Soares e Evilin Fernandes.

No Caiaque Oceânico Feminino, as mulheres que completaram o podium foram a campeã Rafaela Nascimento, em segundo Viviane Vaz dos Santos e finalizando com Fernanda Oliveira Santos. No Caiaque Oceânico Duplo Misto, Fernando de Lima Barbosa e Évina Fernandes foram os campeões, seguidos por Edneder Fernandes Soares e Elen Fernandes, e Jheniffer Gomes Rogério e Ronaldo Luiz Araujo Paranho.

A disputa do Caiaque Oceânico Masculino foi grande também. José Antônio da Silva garantiu mais um primeiro lugar, liderando o Ranking Nacional e Humberto Nepomuceno Sant’Ana ficou em segundo, com João Pedro Vieira Miguel fechando o geral. Completou a prova os Caiaques Turismo Juniores e Paracanoagem.

Ao final da competição, a premiação contemplou seus campeões com medalhas da prova Circuito das Ilhas e também medalha da 2ª Etapa da CBCa. Além disso, houve o sorteio de um Surfski Opium Hightec e o vencedor foi Victor Perdigão, de Brasília.

A prova foi organizada pela Opium Hightec com a Canoa Brasil.

Os resultados oficiais serão publicados pela CBCa, mas a prévia pode ser conferia aqui: http://goo.gl/lSZfZP

Por Jefferson Sestaro
Fotos de Gilmar Domingos de Oliveira