Brasil é o país campeão sul-americano de Canoagem Velocidade no Equador


O time encerra sua participação com vitórias e o bronze por equipe na Canoagem Maratona

O quarto e último dia de competições em Ibarra no Equador foi marcado pela confirmação das boas performances dos atletas. A parte da manhã foi dedicada a realização das provas de 200 metros e no C2 Sênior Masculino 200 metros Erlon de Souza e Ronilson de Oliveira ganharam o ouro no tempo de 38:20, sendo a sexta vitória da dupla em Sul-americanos. Na canoa feminina, prova de C1 Sub-23 Feminino 200 metros, Andrea Santos mostrou vantagem sobre as adversárias e garantiu a primeira posição com tempo de 48:83. No C1 Sênior Feminino novamente Andrea Santos repete o bom resultado e conquistou a prata com a marca de 50:85. Isaquias Queiroz também competiu no C1 Sênior Masculino 200 metros e conquistou mais um ouro com uma prova terminada em 39:80.

2625-finalsulgr-20-4-2015-02-22-43

Nas provas de caiaque mais uma prata conquistada no K2 Sênior Masculino 200 metros com Edson Freitas e Hans Mallman com um tempo final de prova de 33:40. “A prova do foi boa, tivemos o parâmetro do atleta olímpico que ficou em primeiro lugar e é uma referência. É uma prova de começo de temporada, mas que vamos utilizar ainda para aperfeiçoar o que precisa para as outras competições” revela Edson Freitas. No K1 Sênior Feminino 200 metros foi a vez de Ana Paula Vergutz de conquistar mais uma medalha de prata às suas conquistas com a chegada em 43:88. O K4 Sênior Masculino 200 metros formado por Hans Mallman, Edson Freitas, Adilson Gomes e Gilvan Bitencourt disputaram até o final da prova e conseguiram mais uma medalha de prata no tempo de 31:71, o ouro ficou para os atletas equatorianos.

As últimas provas do dia foram as do Sul-americano de Canoagem Maratona que contaram com 22 atletas representando o Brasil. Um dos destaques do país na prova de Canoagem Maratona foi a conquista dupla no pódio pelo Brasil na disputa do C2 Sênior Masculino 15km com a participação de Isaquias Queiroz e Milton Luz com 1:16:40; e em terceiro lugar Fabionei Rauber e Matheus Sacramento ficando com a medalha de bronze em um tempo de 1:18.35. Na prova de C1 Senior Feminino a medalha de ouro coube a Angela Elias terminando a maratona em 1:19:00.

SUD4MEIO(1)

O quadro geral de medalhas do Sul-americano de Canoagem Velocidade confirmou as boas performances do Brasil que foi o campeão geral da competição com 44 medalhas de ouro, 20 de prata e 8 de bronze. O segundo lugar coube a Argentina com 21 medalhas de ouro, 19 pratas e 23 bronzes. O bronze geral da competição foi para o Uruguai com 13 de ouros, 13 pratas e 8 bronzes.

Ao final do Campeonato Sul-americano de Canoagem Maratona o título ficou para Argentina com 8 medalhas de ouro, 1 de prata e 2 de bronze. O segundo lugar coube a Chile com 5 medalhas de ouro e 5 pratas. Completando o pódio, o Brasil ganhou 4 ouros, 2 pratas e 4 bronzes.

Alvaro Acco Koslowski, chefe de equipe da delegação da Confederação Brasileira de Canoagem, comentou suas opiniões positivas da competição e futuros planos para se manter na liderança na canoagem. “Vencemos dentro e fora da água. A equipe brasileira não foi a maior, mas a união e dedicação coletiva levou o Brasil ao lugar mais alto do pódio da canoagem da América do Sul. Embora o foco da maior parte da equipe não foi o Campeonato Sul-americano, sempre é uma alegria vencer esta competição. Temos que continuar a trabalhar forte e fortalecer a base da Canoagem Velocidade, principalmente nas categorias cadete e junior, para que em 2016 continuemos no lugar mais alto do pódio da América do Sul” disse ele.

Confira os resultados oficiais da Canoagem Velocidade AQUI

Confira os resultados oficiais da Canoagem Maratona AQUI

Confira aqui o quadro de medalhas total AQUI