Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona é finalizado em Brasília


Provas muito acirradas e homenagens emocionantes marcaram a competição

Entre os dias 27 e 28 de maio a Capital Federal recebeu atletas de todo o Brasil para o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, é a 3ª vez que a cidade recebe uma prova da modalidade, depois de um intervalo de 09 anos. Os atletas disputaram remada a remada as primeiras colocações, que além de garantir um lugar no pódio, podia ser a chance de participar de uma competição internacional.

A competição recebeu 103 atletas, com idades entre 11 e 65 anos que competiram em sete categorias em provas de 3, 5 10, 15, 20 e 30 km. A briga pelas primeiras posições foi muito intensa, não apenas pela vontade dos atletas de subir no lugar mais alto do pódio, mas também pelo fato de a competição servir como seletiva para o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona que será realizado na África do Sul, no segundo semestre. Segundo regulamento da modalidade os vencedores de cada categoria ganham o direito de participar da única competição internacional da modalidade em 2017.

Dentre todas as categorias e provas disputadas alguns atletas se destacaram, um deles é o paulista Lucas Maciel, do Iate Clube Pinheiros, que venceu a prova K1 30km no sábado e o K2 formando dupla com Wiliian Aureliano. No feminino a atleta Mayara Pereira, outra atleta do Iate Clube Pinheiros teve destaque ao vencer a categoria K1. Já nas disputas de Canoa a Associação Cacaueira de Canoagem – ACC teve um ótimo desempenho, Edivan Francisco Santos venceu o C1 Masculino Sênior e o C2 Masculino Sênior ao lado de Lucas Queiroz dos Santos, e a sua conterrânea Camila Lima venceu o C1 Feminino Sênior e o C2 Feminino Sênior, ao lado de Luciana Costa.

Na disputa por equipes o bom desempenho de atletas da ACC fez a diferença e a associação venceu o ranking por equipes com 522 pontos conquistados, a Associação de Canoagem de Porto Nacional – ACPN, do Tocantins, conquistou 470 pontos e garantiu a 2ª colocação e a “dona de casa” Associação Caiakagem de Canoagem – ACkC de Brasília – DF completou o pódio com 461 pontos. A competição teve a participação de 12 associações de várias regiões do país.

A próxima competição da modalidade é o Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, que será realizado na cidade de Pietermaritzburg, na África do Sul, no mês de setembro.

Homenagem a um campeão

Por iniciativa do presidente da Federação Brasiliense de Canoagem, Rubens Pompeu, e da Supervisora de Canoagem Maratona, Bruna Muassab, o Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona homenageou o atleta José Agmarino Coelho, o Zecão, assassinado recentemente.

Zecão foi o único brasileiro a participar do Campeonato Mundial de Canoagem Maratona ano passado, e conquistou a medalha de prata em sua categoria. Mas além de ser um atleta de sucesso ele também era um grande incentivador do esporte e a homenagem foi um reconhecimento da sua importância para a Canoagem, dentro e fora da água.