Festival Aloha Spirit de Cinema promove inclusão em Ilhabela

Nesta etapa de Ilhabela/SP, a atração do Aloha Spirit Cinema será Moana – Um mar de Aventuras, da Disney.

Por FMA Notícias, fotos de Ale Socci

O esporte pode incentivar a cultura, e vice-versa. O cinema também será destaque no Aloha Spirit Festival, o maior evento de esportes aquáticos da América Latina, nos próximos dias 23 a 25, em Ilhabela. Neste ano, o evento traz uma grande novidade, o longa-metragem Moana – um Mar de Aventuras, da Disney, como “carro-chefe” das exibições na arena montada na Praia do Perequê.

Realizado desde 2015, o Festival Aloha Spirit de Cinema tem como uma de suas propostas a inclusão social. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e é incentivado por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da Booking.com. “O Festival é aberto ao público com entrada franca e classificação indicativa livre. Todos os filmes exibidos apresentam legendas descritivas em Closed Caption”, afirma Valéria Marcondes, responsável pela elaboração e gestão administrativa do projeto.

“Teremos o filme Moana, justamente para atrair crianças e pessoas que não tiveram oportunidade de ir ao cinema, como é o exemplo de Ilhabela, a inclusão do público que vai ao evento e não é competidor, mas se sente abraçado através do cinema”, afirma o organizador do Aloha Spirit, João Castro.

Valéria Marcondes destaca que Moana é uma animação produzida pela Disney, que envolve aventuras em um ambiente marítimo, gerando uma relação com o evento. “Uma linda história de superação totalmente envolvida pelo espírito Aloha”, comenta, lembrando que o Festival de Cinema foi criado em 2015 com a intenção de exibir filmes que contam histórias de superação no esporte, mostram a beleza e harmonia da integração esporte-natureza e inspirem as pessoas à busca da prática desportiva dentro do espírito que rege o Aloha Spirit.

“A programação do Festival está em construção. Além do filme Moana, estamos recebendo inscrições de curtas-metragens de todos os estados brasileiros. Os filmes inscritos deverão conter legendas em closed caption. Produções em curta-metragem internacionais também serão recebidas, devendo conter legendas em português”, explica Valéria Marcondes, destacando outro grande objetivo do Festival, o estímulo da produção cinematográfica nacional no segmento esportivo com a exibição de curtas e médias metragens enviadas pelo público.

O Festival Aloha Spirit de Cinema 2018 tem o patrocínio de Booking.com, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. Realização: Associação Magna de Desportes com produção da Ecooutdoor.