PAPO DE CANOÍSTA: Caruanas Va’a movimenta a canoagem paraense


Recém-criado, clube Caruanas Va’a vem trabalhando pela popularização do esporte em Belém e na região Norte, fundamentado na busca por qualidade de vida e conscientização ambiental.

Release

Faz pouco menos de dois meses que as canoas do Caruanas Va’a caíram na água pela primeira vez: o primeiro evento oficial foi a Remaria Fluvial, evento feito por remadores antes da saída da Romaria fluvial do Círio de Nazaré, uma das festas mais importantes do calendário paraense. E o momento de energia positiva alta espiritualidade ajudou a abençoar o início das atividades do clube: desde então, as canoas batizadas de Iara e Boiúna seguem em ritmo acelerado, mas sem perder a sincronia – elemento fundamental para seu bom andamento.

Em Belém, a missão dos Caruanas é promover o encontro entre as culturas amazônica e polinésia a partir da prática do esporte, busca por qualidade de vida e preservação dos recursos naturais. O próprio nome simboliza a mescla entre a cultura amazônica e a polinésia: Caruanas são entidades que vivem no fundo das águas e nas florestas, responsáveis pelo equilíbrio natural e por trazer cura aos viventes, segundo a cultura tradicional da Ilha do Marajó, contada em livro pela pajé Zeneida Lima. Os Caruanas do Va’a atuam de forma um pouco diferente: em vez de trazer a cura, apostam na prática da canoagem e no incentivo à uma rotina mais saudável como forma de se prevenir e viver melhor.

A base do Caruanas Va’a fica na Marina de Belém, antigo Iate Clube do Pará (av. Bernardo Sayão, 2868). O clube oferece aulas de terças a sextas-feiras, às 6h. Aos fins de semana acontecem passeios em horários diferenciados.

Em quase dois meses de existência, o clube vem promovendo atividades lúdicas regularmente e disseminando a cultura e técnica do Va’a em eventos como a clínica ministrada por José Paulo, da Canoa Caiçara, nos dias 13 e 14 de outubro, que teve lotação máxima e conteúdo que foi desde técnicas básicas a conceitos de leme.

Contatos da base Caruanas

Larissa Noguchi: 91 – 98091-8324
Alan Bordallo: 91 – 99108-2727

fb.com/caruanasvaa e instagram @caruanasvaa

Caruanas

Acordar cedo, encontrar os amigos, ver o sol nascer, trocar risadas montando a canoa: esse é o nosso ritual e nos fortalece para remar em harmonia com a natureza e com nós mesmos. Vem conhecer os Caruanas e iniciar seu dia #VivendoasAguasdaAmazonia Vídeo: Gabriel Sap/Glimt Fotografia.

Publicado por Caruanas Va'a – Canoagem Havaiana, Polinésia e Amazônica em Segunda, 27 de novembro de 2017