Regulamento da Federação Portuguesa de Canoagem


A Federação Portuguesa de Canoagem, publicou na segunda feira 04/03/2013, as principais alterações do regulamento da Canoagem Oceânica, lá chamada de Canoagem de Mar, em substituição a Kayak de Mar.

As principais envolvem o Surfski, que agora está inserido na Canoagem de Mar, deixando de seguir o regulamento da Maratona (longa distância), e tendo seu regulamento próprio!

Vejam as mudanças no regulamento, que podem servir de inspiração para o regulamento da Canoagem Oceânica, do Brasil.

Principais alterações:

Campeonato Nacional: tem várias provas com pontuação independente. Mínimo 4 e máximo 10 provas.  Os locais e datas das provas vão ser publicadas em breve. Terminou hoje o prazo para apresentação de candidaturas.

Campeões Nacionais: Os atletas pontuam nas várias provas para um ranking nacional. O atleta com mais pontos por categoria é o campeão nacional.

Pontuação: Pontuam os 50 primeiros de cada classe. Não havendo 3 atletas/tripulações de 2 clubes diferentes pontuam na classe imediatamente superior (exceto os veteranos que pontuam na categoria inferior). Se o campeonato tiver 4 provas contam as 3 melhores do atleta/tripulação, se tiver 5 a 7 contam as 4 melhores e de 8 a 10 contam as 5 melhores.

Percursos: Preferencialmente a favor do vento (downwind) com largada e chegada em locais diferentes e com ondas e vento.

Distâncias: Preferencialmente de 15 a 20 Km. A distância máxima são 35km para seniores e veteranos e 25 para juniores.

Classes:
OCEAN SKI para SS-1 e SS-2 nas categorias JUNIOR, SENIOR, ABSOLUTO e VETERANOS
OPEN na categoria ABSOLUTO para K-MAR 1, OC-1 e SUP.

Categorias: As principais alterações são que os CADETES poderem participar na categoria JUNIOR e ser criado um ranking SUB-23 que atribuiu título. Os SUB-23 integram a categoria SENIOR mas pontuam também para o ranking SUB-23.

Participantes: Podem ser atletas federados ou não federados. Os não federados não pontuam para o ranking nacional.

Tripulações: Podem participar em SS-2 atletas de clubes diferentes. Atenção que a inscrição tem de ser feita pelos 2 clubes.

Crédito:
Orlando Silva – Surfski Portugal