1ª Etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem supera expectativas


Evento atrai ótimo número de participantes que se mostram empolgados com o futuro da modalidade

Copa do Brasil de Paracanoagem - JMendes

Copa do Brasil de Paracanoagem – JMendes

Foi realizada neste último domingo, 23, na Raia de Canoagem e Remo do Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), em São Paulo, a 1ª Etapa da Copa do Brasil de Paracanoagem. Participaram do evento 46 atletas superando o número inicial previsto pelos organizadores. No total foram disputadas 26 provas durante manhã e tarde. A Copa também foi base para a seletiva da Seleção Brasileira Permanente, que tem agora o CEPEUSP como Centro de Treinamento da modalidade.

Para o supervisor do Comitê de Paracanoagem da Confederação Brasileira de Canoagem, Leonardo Maiola, o evento superou as expectativas tanto na participação dos atletas quanto na inclusão de novas categorias (K2 e Deficientes Visuais).

“O evento dá ainda mais força para o desenvolvimento da Paracanoagem no Brasil. O crescimento no número de atletas, a inclusão de novas categorias, e agora a criação da Copa Brasil nos dá muita confiança no trabalho desempenhado rumo aos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Temos certeza que chegaremos fortes para as disputas de medalhas em 2016”, comemora Maiola.

A competição foi empolgante com a maioria dos favoritos cumprindo seus objetivos e subindo no pódio. Uma das surpresas da etapa foi a jovem atleta Débora Benivides. No Campeonato Brasileiro, realizado ano passado no local, a garota não conseguiu a primeira colocação, mas na Copa venceu três vezes, todas as provas que disputou: V1 TA 200m, V1 LTA 200m e V1 TA 500m.

“Esta competição foi muito importante, não só pela Copa do Brasil, mas também pela vontade e capacidade que existem dentro de mim. Pelo o que treinei sabia que podia vencer”, comentou Débora.

Grandes nomes da Paracanoagem estiveram presentes, caso, por exemplo, do tetracampeão mundial Fernando Fernandes que venceu no K1 A 200 metros, seguido de Kal Brynner e Rodrigo Figueiredo. “Sensacional a Copa do Brasil. É uma forma de estimular os atletas a estarem sempre em alto nível. Fiquei surpreso, vieram muitos atletas, de muita qualidade, e isso é maravilhoso pra mim que sou campeão mundial, pois faz com que eu me cobre sempre, que eu não relaxe”, explicou.

Copa do Brasil de Paracanoagem - JMendes

Copa do Brasil de Paracanoagem – JMendes

Luis Carlos Cardoso, um dos destaques da equipe brasileira, também conquistou a primeira colocação nas provas V1 TA e no V1 A 200 metros. “Foi incrível para nós a primeira Copa do Brasil. Antes só tínhamos o Campeonato Brasileiro. Agora, com essa competição que é dividia em três etapas, iremos evoluir na nossa carreira”, afirmou.

Copa do Brasil de Paracanoagem - JMendes

Copa do Brasil de Paracanoagem – JMendes

Outra novidade foram as provas de demonstração do K1 DV 500 metros. A primeira vez que uma atleta com deficiência visual, Maria Villela, do Rio Va’a Clube, competiu na Paracanoagem. “Não importa quem você seja ou o que você tenha, não há algo que você não possa fazer, você sempre acha algo em que se realizará, e eu achei aqui e vou abrir portas pra outras pessoas acharem”, comemorou a atleta.

Patrick Nunes, vencedor da prova K1 LTA 200m, se mostrou otimista com o novo campeonato. “A importância da competição é mostrar que os atletas estão mais motivados, treinando mais forte e com mais vontade. Isso trás competitividade e me estimula a treinar mais e me dedicar para manter meu lugar na seleção. A Paracanoagem já está crescendo muito, hoje vieram quase 50 atletas. Acredito que no Campeonato Brasileiro deste ano teremos mais de 100”, falou.

Patrick também comentou sobre porque os deficientes devem escolher um esporte. “Muitos deficientes têm medo de sair de casa. Alguns dependem de pessoas ajudando, outras não. O que eu digo pra eles é que a vida continua, não há nada que atrapalhe. Esporte é para todo mundo. Quem estiver em casa, vamos sair, vamos aproveitar para fazer algum esporte. Em 2016 quem vai fazer o Brasil tremer vai ser a Paracanoagem”, finalizou.

O evento também contou com Classificação Funcional para novos atletas interessados na modalidade que cresce exponencialmente nos últimos anos no Brasil e no mundo. A segunda etapa da Copa Brasil de Paracanoagem acontece em junho e a terceira em novembro.

Resultados e mais informações no link: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/726
Fonte: CBCa