Evento viabilizou a interação de pessoas com deficiência com esportes na praia e obteve grande sucesso
Bertioga, no litoral paulista, foi palco no fim de abril do 1º Onda BGF Praia Acessível 2014. O evento é realizado pelo campeão sul-americano 2011 de kayaksurf e atual Supervisor de Canoagem Onda na Confederação Brasileira de Canoagem, Bruno Guazzelli Filho. O evento está em sua 7ª edição e visa proporcionar um dia de praia em comum às pessoas com deficiência.
O dia que aconteceu o evento (26/04) começou chuvoso, estranho, mas tornou-se mais especial, pois ao longo do dia um lindo sol fez o cenário ficar perfeito. Foi possível contar com a presença de quase 60 pessoas incluindo representantes da capital paulista, de Mairiporã, do ABC, de Mogi das Cruzes, entre outras cidades.
Com um grande feito da conquista do patrocínio do Banco Itaú, Bruno Guazzelli Filho que é fundador do Onda BGF (junto à Prefeitura Municipal de Bertioga, Theracqua Hidroterapia e Atitude Paradesportiva), foi possível estruturar ainda mais o evento que vem se consolidando e sendo cada vez mais frequentado e conhecido nos meios socias, principalmente entre as pessoas com deficiência.
Para alguns participantes a experiência de entrar em contato com o mar foi realizada pela primeira vez após as limitações físicas. As principais atividades aquáticas proporcionadas foram o tradicional banho de mar com o uso das cadeiras anfíbias e/ou experimentar a sensação e a emoção de estar num caiaque, remando ou surfando.
As adaptações nos caiaques duplos, tendo estas sido criadas pelo designer e idealizador do evento, são feitas com materiais flexíveis, proporcionando conforto e segurança. O catamarã de caiaques duplos, cedidos pela Way Kayak e idealizado por Bruno, foi um sucesso total e chegou a realizar passeios das mães de crianças com paralisia cerebral com seus filhos no colo (prezando sempre a segurança e satisfação de todos). O idealizador do evento também adaptou remos para os deficientes visuais poderem se familiarizar mais rapidamente com o esporte.
O grande destaque do evento, e que obteve maior sucesso, foi um Stand Up Adaptado para amputados, onde os participantes puderam sentir a verdadeira adrenalina do surf. O evento contou também com a presença de professores de surf profissional, da Escola Sirena de Surf, que fizeram todo tipo de pessoa com deficiência surfar e proporcionaram um alto astral ao encontro.
Cada passeio, com cada grupo de pessoas foi uma oportunidade de aprendizado para todos. Segundo Bruno, as histórias de vida e experiências são únicas, um momento de troca ímpar, e verdadeiros aprendizados para a vida toda.
Além do banho de mar e demais atividades aquáticas, os participantes também puderam usufruir de atividades adaptadas na areia, como golf, frescobol, tênis, vôlei, frisbee, peteca e badminton.
O evento ainda contou com uma estrutura para o descanso dos participantes contando com espaços para abrigo do sol, banheiro químico adaptado, tendas para vestiário masculino e feminino, ducha, e ainda disponibilização de protetores solares, frutas, água e açaí.
Diversidade também se resume a soluções criativas, funcionais e a vontade de fazer acontecer. O 1º Onda BGF Praia Acessível 2014 contou com o patrocínio do Banco Itaú, organização por Onda BGF (www.ondabgf.com.br), Prefeitura Municipial de Bertioga, Theracqua Terapia Aquática e Atitude Paradesportiva, apoio de Rota dos Tubos Videoprodutora, OM Imagens, Auto Viação ABC,www.guiadodeficiente.com.br, WAY Kayak, Board House, RPF Kayaks, Grupo Playmídia, Kayaksurf.net, ASC Studio, Açaí do Guerreiro, Eureka, Aventura e Movimento, Sussantur Turismo, STC, Fusion Cosméticos, Blams, Amor Supera Deficiência, Essência Agência Digital, Kreativa Comunicação, e The Efficient.
Fonte: CBCa