2014 ficará marcado na história da Canoagem Slalom do Brasil


Ana Sátila conseguiu o maior feito já realizado por um atleta brasileiro. Já no K1 Masculino o País ficou entre os 10 melhores no Mundial Sub23 e Júnior

Um ano para comemorar! Os canoístas brasileiros participaram das principais competições no Mundo e conseguiram grandes resultados. A conquista mais expressiva foi a de Ana Sátila, onde nunca antes na história da Canoagem Slalom o Brasil tinha conseguido o ponto mais alto do pódio em um Mundial Júnior & Sub-23. A jovem de apenas 18 anos conquistou a medalha de ouro pelo K1 Feminino no evento realizado no mês de abril na Austrália, até então o melhor resultado era do gaúcho Gustavo Selbach em 1992, quando conquistou o bronze no Campeonato Mundial Junior na Noruega.

unnamed (1)

Além de surpreender na Austrália, Sátila brilhou no Campeonato Mundial Sênior, realizado em setembro em Mariland, nos EUA. Nesta ocasião, enfrentando as melhores atletas do mundo, ela ficou em 11o lugar na categoria olímpica do K1 Feminino completando o percurso em 123.53 segundos; não entrando para a final por apenas 0,06 segundos.

“Se não tivesse cometido nenhuma falta, Ana Sátila ficaria com o segundo melhor tempo da semifinal. Demonstrando assim que tem realmente chances de chegar a uma medalha no ano de 2016, desde que não haja interrupções nos treinamentos até lá” revela o treinador da Equipe Permanente, Ettore Ivaldi.

O Campeonato Mundial em Mariland rendeu à atleta mais uma semifinal, desta vez na categoria não olímpica do C1 Feminino.

“Consegui duas semifinais neste campeonato, fiz o melhor resultado em um Mundial Sênior. Sei que há muito para melhorar, agora vou treinar e trabalhar bastante para obter melhores resultados no ano que vem. Afinal a vida do atleta não é fácil e a gente tem que lutar sempre no esporte” lembra a atleta.

Brasileiros destaques no Mundial Júnior & Sub-23

O evento realizado em Penrith na Austrália também será lembrado por bons resultados de outros atletas. Pedro Henrique Gonçalves conquistou na ocasião o 9o lugar no Mundial Júnior & Sub-23, foi a melhor colocação do Brasil na modalidade K1 Masculino Sub-23 em mundiais. Já no C2 Masculino Sub-23 a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira se consagraram a quinta melhor dupla do evento. Outras duplas também tiveram destaque foi o caso dos estreantes Maicon Borba e Carlos Eduardo (7º Lugar C2 Masculino Júnior) e da dupla dos gêmeos Wallan e Welton de Carvalho com a 9ª posição.

Barba, cabelo e bigode no México

O Campeonato Pan-americano, ocorrido no México em julho, teve domínio completo do Brasil. O país conquistou todas as cinco medalhas de ouro da competição, sendo as categorias disputadas: o K1 Masculino, K1 Feminino, C1 Masculino, C1 Feminino e C2 Masculino.

Ana Sátila ganhou duas medalhas de ouro (K1 e C1 Feminino), Pedro Henrique Gonçalves e Felipe Borges da Silva também tiveram o mesmo feito pelo K1 e C1 Masculino respectivamente. Fechando o ciclo de medalhas, outro ouro foi conquistado porém desta vez com Charles Corrêa e Anderson Oliveira.

unnamed

Revelação no Sul-americano

Repetindo os passos da irmã Ana Sátila, a atleta Omira Maria Estância foi insuperável no Campeonato Sul-americano de Canoagem Slalom em San Rafael, na Argentina, em dezembro. A jovem ficou em primeiro lugar em três provas: K1 (141.54) e C1 (240.61) Feminino Júnior e também levou o C1 Feminino Sênior com o tempo de 174.88 segundos. “Acho que melhorei bastante com os treinamentos mais fortes. Tudo isso é preparação para 2015”, comenta a canoísta. O gaúcho Marcelo Nereu também conquistou o ouro, tendo completado o percurso em 122.21 segundos.

Bons resultados na temporada Europeia

O ano de 2014 trouxe também aos atletas a oportunidade de passar uma temporada treinando na Europa, de modo a aprimorar as técnicas e nível competitivo. A atleta Ana Sátila, que foi agraciada com este treinamento diferenciado, continuou mostrando toda sua produtividade enquanto esteve em continente europeu. A canoísta esteve em duas semifinais em Londres (no K1 e C1 Feminino) e também uma final em Praga. Além da jovem canoísta, outros dois atletas se destacaram neste período, foi o caso de Charles Correa e Anderson Oliveira no C2 Masculino. Os brasileiros fizeram uma boa participação em Tacen conquistando o 13º lugar.

Treinos pelo Mundo

Além de competir os canoístas brasileiros tiveram a oportunidade de reforçar os treinos nas melhores pistas do mundo antes das competições, e em viagens exclusivas para treinos, como foi o caso de Dubai. O local de Canoagem Slalom em Dubai conta com um dos canais artificiais mais modernos do mundo.

De acordo com o auxiliar técnico da equipe brasileira, o espanhol Guille Diez-Canedo, a oportunidade foi boa para os brasileiros. “Treinar em Dubai virou uma tendência. O canal é bem extenso e tem água abundante, proporcionou uma boa oportunidade para os meninos treinarem também com canoístas de renome e assim poder comparar o nosso desenvolvimento esportivo”, destacou.

Expectativa para 2015

A Canoagem Slalom Brasileira vive o seu melhor período e o próximo ano será de muita expectativa. Em Abril, Foz do Iguaçu receberá o Mundial Júnior & Sub-23 no Canal Itaipu. O evento em questão será um “aquecimento” para avaliar os atletas nacionais e iniciará o espírito olímpico, pois em 2016 o Brasil sediará os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O calendário ainda prevê competições nacionais e internacionais, tendo o Brasil já confirmado para o Pan-americano que será realizado no Canadá e também no Mundial Sênior em Londres.

Fonte: CBCa