2014: um ano de muitas medalhas para a Canoagem Velocidade


2015 começa com grande expectativa. Reveja agora tudo que aconteceu com a modalidade em 2014

Assim como em 2013, o ano de 2014 foi de resultados muito positivos para a Canoagem de Velocidade do Brasil. O período foi de consolidação do jovem Isaquias Queiroz como grande nome do esporte no país e no mundo. E, além disso, 2014 trouxe outros grandes resultados para a Canoagem Brasileira.

A temporada teve início com os Jogos Sul-americanos disputados no Chile, no mês de março. Os atletas brasileiros subiram ao pódio em nove ocasiões, cinco delas para receber medalhas de ouro. Destaque para Isaquias Queiroz, que conquistou o ouro no C1 1000m.

unnamed

 

Ainda o primeiro semestre do ano rendeu medalhas para a modalidade, e o destaque foi Isaquias Queiroz. Em abril, atletas brasileiros disputaram o Campeonato Sul-americano no Uruguai e o canoísta baiano conquistou quatro medalhas de ouro para o Brasil. Já em maio, quando ocorreu a 2.ª etapa da Copa do Mundo de Canoagem, em Milão, na Itália, Isaquias conquistou uma prata e um ouro.

Em agosto aconteceu o maior desafio para a canoagem nacional no ano: o Campeonato Mundial da Rússia, disputado na cidade de Moscou. Isaquias voltou a se destacar, conquistou uma prata no C2 200m, ao lado de Erlon de Souza. O baiano ainda trouxe para o Brasil um histórico ouro no C1 500m e sagrou-se bicampeão mundial da categoria. Mas o Campeonato Mundial ainda reservava uma surpresa para os canoístas brasileiros. Valdenice Conceição deu ao Brasil a primeira medalha da canoa feminina brasileira em mundiais. A baiana conquistou a medalha de bronze no C1 200m, resultado nunca antes conquistado.

No mês de setembro, os atletas brasileiros foram ao México para disputar o Pan-americano de Canoagem e deram ao país a segunda colocação no quadro de medalhas, com oito medalhas de ouro, duas delas conquistadas por Isaquias Queiroz. Retornando ao Brasil, ainda em setembro, disputaram o Campeonato Brasileiro na cidade de Curitiba. A competição reuniu atletas de todo o país nas categorias Menor, Infantil, Junior, Cadete e Sênior.

A canoagem brasileira teve representantes também no Mundial Universitário disputado na Bielorrússia, Mundial Junior e Sub-23, disputado na Hungria, e nos Jogos Olímpicos da Juventude na China.

Fechando o ano da canoagem brasileira, um novo coordenador da modalidade foi anunciado pela CBCa. Álvaro Koslowski, ex-atleta e considerado um dos pioneiros da modalidade no país, foi contratado para ser responsável pelo Comitê de Canoagem Velocidade.

O gaúcho de 43 anos falou sobre o ano da canoagem brasileira: “2014 foi de fortalecimento para a canoagem. Ele confirmou o crescimento da modalidade no Brasil. Hoje temos seis atletas que estão entre os tops do mundo”.

Koslowski disse, ainda, que acredita que 2015 será um grande ano para o Brasil, e falou como pretende ajudar no crescimento e fortalecimento da modalidade no país: “vamos tentar dar suporte aos atletas e vamos trabalhar para fortalecer os clubes regionais”, finalizou o novo coordenador da Canoagem Velocidade da CBCa.

Chave de ouro: O ano não poderia ter se encerrado de forma melhor para a Canoagem Velocidade, tendo sido concedido dois prêmios no Prêmio Brasil Olímpico 2014, prêmio este que é considerado o “Oscar do esporte brasileiro”. Isaquias Queiroz conquistou o prêmio de melhor atleta da Canoagem Velocidade de 2014 concedido pelo Comitê Olímpico Brasileiro. O técnico de Isaquias, o espanhol Jesús Morlán tem como igualmente considerar o seu ano como um ano de ouro e fechou a temporada com grandes méritos; o Comitê Olímpico Brasileiro conferiu ao espanhol o prêmio de melhor técnico na modalidade individual.

Sobre a Canoagem Brasileira – A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional por meio do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Velocidade Mundial, focando o trabalho realizado nos Centros de Treinamento da Academia Brasileira de Canoagem em São Paulo. Para que isso aconteça, a Canoagem caminha no quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional e, principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES -, que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira.

Fonte: CBCa