Começa nesta sexta a 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom


A competição será quente para os brasileiros do K1 e C1 Masculino que brigam pela vaga olímpica nos Jogos Rio 2016

Copa do Mundo de Canoagem Slalom

Esquenta cada vez mais a disputa entre os brasileiros para as últimas vagas dos Jogos Olímpicos Rio 2016, e nesta 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom em La Seu d’Urgell não será diferente. No K1 Masculino Pedro Gonçalves só depende dele mesmo para carimbar sua vaga. Já a briga maior será no C1 Masculino onde a vaga está mais indefinida, Felipe Borges e Charles Corrêa estão tecnicamente empatados na disputa, logo atrás Leonardo Curcel, que espera um tropeço dos dois competidores para ainda ter chances.

“Eu não fiz uma boa prova na última etapa da Copa do Mundo, o Charlinho colou em mim, agora tenho que tentar me recuperar”, comenta Borges. Já Corrêa com vaga garantida no Rio 2016 com a C2 Masculino quer ir forte também no C1. “Vou fazer o meu máximo assim como eu fiz na C2”, fala. Os atletas contam com a instrução do auxiliar técnico Jordi Domenjo, o ex-atleta espanhol foi campeão em La Seu d’Urgell na mesma modalidade em 2012. “É muito bom contar com as instruções do Jordi, ele conhece muito bem a pista” comenta Curcel.

Pedro Gonçalves está praticamente classificado para a vaga no K1 Masculino para o Rio 2016, mas para ele o jogo ainda está em aberto, e ele relembra disso recordando há quatro anos quando perdeu a vaga olímpica por centésimos de segundo. “Eu estive muito próximo de ir para os Jogos Olímpicos de Londres, eu sei o que é perder uma vaga praticamente garantida, então eu prefiro esperar o resultado oficial”, comenta.

Copa do Mundo de Canoagem Slalom

Copa do Mundo de Canoagem Slalom

Charles e Anderson Oliveira garantiram a vaga olímpica na Itália no C2 Masculino, agora os atletas estão focados em fazer um bom resultado nesta segunda Etapa da Copa do Mundo, em Ivrea eles garantiram o 9o lugar, o melhor resultado da dupla até então neste evento. Wellington Munhoz e Cassiano Alfredo formam a outra dupla brasileira na Espanha.

Para Ana Sátila foco continua em obter bons resultados e avaliar suas concorrentes nos Jogos Olímpicos, a atleta que teve a descida mais rápida no K1 Feminino no último fim de semana agora busca chegar novamente na final e garantir colocação melhor. “Temos condições de brigar por uma medalha” comenta a atleta.

La Seu d’Urgell, uma pista tradicional em Copas do Mundo

A pequena cidade da Catalunha, La Seu d’Urgell com pouco mais de 12 mil habitantes é tradicionalmente um roteiro das Copas do Mundo de Canoagem Slalom, esta será a 15a vez que o Canal de La Seu, construído para os Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, recebe este evento. “A pista tem pouca água com muitos refluxos e remansos bem estreitos”, comenta o auxiliar técnico da Equipe Brasileira Guille Diez-Canedo que é natural de La Seu.

Muitos espanhóis já conquistaram medalhas de ouro nesta pista, Maialen Chourraut ganhou pelo K1 Feminino em 2010 e 2014. Samuel Hernanz no K1 Masculino em 2014. Já Jordi Domenjo, atualmente auxiliar técnico da equipe brasileira também foi o melhor no C1 Masculino em 2012.

Equipe Brasileira no evento

ATLETAS
(K1F/C1F) Ana Sátila
(C2) Anderson Oliveira e Charles Corrêa
(C2) Cassiano Alfredo e Wellington Munhoz
(C1M) Felipe Borges
(C1M) Leonardo Curcel
(K1M) Guilherme Mapelli
(K1M) Pedro Gonçalves
(K1M) Renan Soares
(K1M) Ricardo Taques

Equipe Técnica
Ettore Ivaldi
Guille Diez-Canedo
Jordi Domenjo
Diorgines Antunes
Antônio Carlos Pinto