Último evento nacional de 2016 teve a participação de mais de 50 atletas
Neste final de semana a cidade de Brotas – SP recebeu a 2ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, a competição foi o último evento nacional da modalidade no ano e teve a participação de mais de 50 atletas, de todo o país, além de duas equipes formadas por atletas Argentinos.
As nove equipes participantes foram separadas em duas categorias: Ouro, categoria Sênior, para atletas que participam de competições a mais de dois anos; e Prata, categoria iniciantes, para atletas em seu primeiro ou segundo ano de competições. As partidas das duas categorias foram muito disputadas e o nível técnico continua em uma clara evolução, confirmando a tendência observada na 1ª Etapa.
Na categoria Ouro a grande campeã foi a equipe São Pólo, do Rio de Janeiro, com 4 vitórias, um empate e um saldo de gols de 24 positivo. A equipe de Londrina – PR, Grilos Team ficou em segundo, com o mesmo retrospecto de quatro vitórias, um empate e uma derrota, mas o saldo ficou em apenas 23 gols positivos. Já os brasilienses da equipe Nômades garantiram a terceira posição com três vitórias e três derrotas. A equipe convidada Argentina A ficou com a última colocação, sem ter atingido nenhuma vitória no Campeonato.
Já na categoria Prata o pódio teve uma dobradinha local. A equipe Brótas Pólo sagrou-se campeã com uma campanha de duas vitórias e dois empates e os integrantes da equipe local de Brotas Jaciara/Alaya conquistou a prata com um retrospecto de duas vitórias e duas derrotas. A equipe Piracicaba/ASCAPI completou o pódio com uma campanha de uma vitória um empate e duas derrotas. As equipes Ecoação All Black e Argentina B não subiram ao pódio, com apenas uma vitória cada uma.
A próxima competição da modalidade será a 3ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo, que irá acontecer em São Paulo – SP, mas ainda sem data confirmada.
Competições Internacionais e troca de experiências
Pode parecer estranho que o Campeonato Brasileiro de Caiaque Polo tenha a participação de equipes estrangeiras, mas Leonardo Colomera, Supervisor da modalidade junto à CBCa explica “Tivemos a participação de equipes Argentinas no campeonato nacional com objetivo único de unificar e fomentar a modalidade na América do Sul. Realizamos algumas clínicas técnicas/táticas para melhor desenvolvimento no país e respectivos clubes argentinos, além de ajudar na preparação para o Sul-americano”.
Existem duas competições previstas para o segundo semestre do Caiaque Polo, o Campeonato Mundial, que será realizado na Itália em setembro, mas ainda sem a confirmação da participação de uma equipe brasileira. E o Campeonato Sul-americano, em novembro, em Buenos Aires – ARG, que já conta com a confirmação e participação da Equipe Brasileira e mais quatro países: Paraguai, Argentina, Porto Rico e, como convidado, Guiana Francesa.