Canoagem Slalom do Brasil em Dubai


Jovens canoístas brasileiros embarcam para treinar durante um mês no canal artificial de Al Ain nos Emirados Árabes

Canoagem Slalom

Canoagem Slalom

Os principais atletas da Equipe Permanente da Canoagem Slalom do Brasil estão de malas prontas e à caminho de Dubai, local onde irão passar uma temporada de treinamentos com o objetivo de se preparar para o Campeonato Mundial Sub-23 de Canoagem Slalom que acontecerá, em abril, na Austrália.

A equipe brasileira irá treinar num dos canais artificiais de Canoagem Slalom mais modernos do mundo e um dos três disponíveis no hemisfério sul do planeta – os outros dois canais se encontram em Foz do Iguaçu, no Brasil; e em Sydney, na Austrália.

O motivo principal da equipe embarcar para os Emirados Árabes foi o fato da seca causada pelo forte verão encontrado no Brasil, que impossibilitou a equipe de treinar em sua casa, em Foz do Iguaçu, devido ao baixo nível de água do reservatório de Itaipu.

Experiência de alto nível

De acordo com o auxiliar técnico da equipe brasileira, o espanhol Guille Diez-Canedo, a oportunidade será uma boa experiência para os brasileiros.

“Treinar em Dubai virou moda. Lá vamos encontrar várias coisas boas, já que teremos vários atletas internacionais também treinando no local, como europeus e os neozelandeses. O canal é bem extenso e tem água abundante, proporcionando uma boa oportunidade para os meninos treinarem com esses canoístas de renome e assim comparando ao nosso desenvolvimento esportivo”, destacou.

Já de acordo com o italiano Ettore Ivaldi, treinador da equipe brasileira, a escolha por Dubai é estratégica, “eles tem um canal bem largo, assim poderemos trabalhar tecnicamente e fisicamente, e principalmente realizar um confronto com outros canoístas internacionais. Já fiz contatos com um dos treinadores que também está treinando nos Emirados e vamos realizar treinos em conjunto. Isso é muito motivador”.

Equipe Brasileira de Canoagem Slalom:

Pedro Henrique Gonçalves – atleta
Fábio Schena Rodrigues – atleta
Anderson Oliveira – atleta
Charles Corrêa – atleta
Ana Sátila – atleta
Leonardo Curcel – atleta
Renan Soares – atleta
Felipe Borges – atleta
Ettore Ivaldi – técnico
Guille Canedo – assistente técnico

O “Canal Árabe”

Construído há poucos anos e com 75 quilômetros de extensão, o Canal Artificial em Al Ain – Wadi Adventure – é um dos novos atrativos turísticos mais procurados nos Emirados Árabes. O canal tem o formato de uma ferradura e flui a oeste da nova Dubai World Central Airport antes de voltar para Dubai Waterfront. O canal é totalmente navegável com marinas, pontes, ilhas, praias e passarelas à beira-mar. A infraestrutura é considerada das melhores do mundo.

 

Site do Wadi Adventure: http://www.wadiadventure.ae

Viagem custeada pela parceria de sucesso

A Canoagem Brasileira conta nos últimos anos com um grande parceiro e apoiador: o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, patrocinador oficial do esporte no país. A parceria começou em 2011 dentro do programa da Lei de Incentivo ao Esporte, promovida pelo Ministério do Esporte. Além da Canoagem Slalom, o apoio se estende por toda a Canoagem Brasileira. Outro parceiro que apoia a modalidade é a Itaipu Binacional, que além do apoio à Equipe Permanente sediada em Foz do Iguaçu ainda mantém em parceria com a FEPACAN o Projeto Meninos do Lago.

Fonte: CBCa