MAUI JIM MOLOKAI SURFSKI CHALLENGE 2014 no Hawaii é nesse final de semana


A 38º edição do Maui Jim Molokai Surfski Challenge é neste domingo

Molokai Surfski World Championships 2013

O 12 vezes campeão da Molokai Challenge Oscar Chalupsky e o campeão mundial da maratona Hank McGregor lideram o grupo de sul-africanos que vão tentar vencer esta ultra-maratona.

Também vai estar presente o atleta da Cidade do Cabo, Jasper Mocke, vencedor das edições deste ano do The Doctor em Perth – Austrália e da Defis Kayak em Guadalupe, bem como os australianos Clint Robinson, Jeremy Cotter, os irmãos Kenny (Grant e Martin), Corey Hill e ainda o húngaro Zsolt Szadovszki e o ícone local Lewis Laughlan e o Taitiano Hiromana Flores.

O McGregor deixou a África do Sul com uma vitória contundente na 1ª prova das Bay Union Surfski Series na sua cidade natal de Durban e está ansioso para adicionar um segundo título Molokai à sua vitória em 2009.

As condições que os atletas vão ter nos 52 km de prova no canal Kaiwi entre as duas ilhas havaianas de Molokai e Oahu da prova são ditadas pelos ventos e correntes, porém as previsões apontam para uma repetição do ano passado, com condições difíceis para a travessia com pouco vento e swell, ou pior ainda, com vento contrário.

“Soprou vento a semana toda”, disse o vencedor de 2012, Oscar Chalupsky . “No entanto, no dia da corrida parece que vai estar flat, nem uma brisa”.

Chalupsky vai tentar apagar as recordações do ano passado, quando tentou vencer pela 13ª vez aos 50 anos de idade e o vento desapareceu deixando o canal sem ondas e com condições que favoreceram os atletas mais jovens ao invés dos estrategistas mais experientes que utilizam o oceano para se tornarem mais competitivos.

Oscar Chalupsky ganhou em 1983 com 20 anos de idade, a primeira de sete vitórias consecutivas, e voltou a vencer em várias condições nos seus trinta e quarenta anos.

Este mês foi bom para os sul-africanos que competiram pelo mundo, Sean Rice (campeão mundial de ocean racing) venceu o Eurochallenge em Villajoyosa, à frente dos conterrâneos Jasper e Dawid Mocke e do mais novo Rice, o irmão mais novo do Sean, Kenny que terminou em 4º, completando o domínio sul-africano na Espanha.

O Jasper Mocke lidera confortavelmente a World Surfski Series, depois de vencer todas as três corridas no calendário, até agora , o Mandurah Duel em Perth, o The Doctor – Perth e o Defis Kayak .

A Elite desta edição 2014:

  1. Clint Robinson: Campeão em título, 3 x Vencedor e 1 x 2º. Austrália
  2. Oscar Chalupsky: 12 x Vencedor – 51 anos. África do Sul
  3. Lewis Loughlin: Vencedor em 2007 e 2008, 1 x 2º – 44 anos. Tahiti
  4. Hank McGregor: Vencedor em 2009, x 2º – 34 anos. África do Sul
  5. Grant Kenny: 5 x Vencedor – 50 anos. Austrália
  6. Marin Kenny: 1 x 2º e sempre no topo da clssificação – 45 anos. Australia
  7. Jasper Mocke: 1ª vez no Molokai mas sempre na frente nas grandes provas. 28 anos. África do Sul
  8. Jeremy Cotter: Atleta de topo muito experiente. 34 anos. Austrália
  9. Cory Hill: 3º classificado no 1º Mundial de Ocean Racing. anos. Austrália
  10. Hiromana Flores: 1ª vez no Molokai. Atleta muito forte que está sempre em disputa com o Lewis Laughlin nas provas locais. 21 anos. Tahiti
  11. Zsolt Szadovski: Vencedor em 2012 de SS-2 com Greg Barton. Venceu todas as provas das KIRA Series deste ano e top-10 regular no Molokai.

Site oficial do evento

http://www.kanakaikaika.com/index.php?option=com_content&view=article&id=68:molokai-to-oahu&catid=2:uncategorised&Itemid=260

Fonte: Surfski Portugal