Vila Velha sedia o Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica


Mais de 150 atletas, dentre eles destaques internacionais e nacionais, participarão da prova, num percurso de 22 quilômetros

As belas praias de Vila Velha ganharão um colorido especial no dia sete de setembro, quando mais de 150 atletas estarão no mar, participando do Campeonato Brasileiro de Canoagem. A largada será dada às 10 horas, na Praia da Costa, para um percurso de vinte e dois quilômetros na modalidade Canoagem Oceânica, em mar aberto.

Participarão destaques internacionais da canoagem em velocidade olímpica, como Pedro Sena, Sebastián Cuatrin e Guto Campos, e nacionais, como Celso Filetti e José Marcos Mendes Filho, dentre outros atletas.

Seis estados, além do Distrito Federal, estarão representados no Campeonato – Espírito Santo, Pará, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, com atletas na faixa etária dos 15 aos 65 anos, que farão a prova na qual serão definidos os campeões brasileiros por modalidade, idade e sexo.

1398227_4906741526351_1633467123_oA prova é homologada oficialmente pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), e o evento é organizado pela Federação do Espírito Santo de Canoagem – FESCAN e pelo Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Prova

O percurso principal será uma rota de ida e volta com aproximadamente 22 quilômetros, que partirá da Praia da Costa, passando pelas praias de Itapoã e Itaparica, de onde haverá o retorno para a Praia da Costa, com novo retorno à Praiade Itapoã e finalmente chegada final à Praia da Costa, num tempo total de 1h40min.

A largada, um verdadeiro show à parte, contará com mais de cem embarcações colorindo a faixa de areia, partindo ao mesmo tempo, alinhadas na água, formando o pelotão de elite que definirá a prova, testando a habilidade dos atletas a embarcarem contra as ondas da praia.

Este é o último ano em que o Campeonato Brasileiro da modalidade será realizado em etapa única. A partir de 2015, a novidade da modalidade será o Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica, com seis etapas que passarão por diversos estados brasileiros, formando o ranking nacional para determinar os campeões brasileiros por idade e categoria.

Um esporte ao alcance de todos

Os equipamentos para a canoagem são o caiaque e o remo, e ela pode ser praticada por pessoas de todas as idades, mas exige alguns cuidados. Boa forma física e saber nadar são essenciais, da mesma forma que é imprescindível usar coletes salva-vidas e carregar sempre um apito para situações de emergência, ter noções de navegação e cuidar da hidratação. Iniciantes devem procurar escolas de canoagem, as federações ou canoístas experientes para aprender as boas técnicas.

1398789_4907726790982_260258554_o

Para competições, é preciso ser filiado à Confederação Nacional de Canoagem. A modalidade que mais cresce no Brasil é a Oceânica, e, embora não seja olímpica, em julho de 2013 foi realizado o primeiro Campeonato Mundial, na cidade de Vila do Conde, em Portugal. Neste campeonato, atletas brasileiros se destacaram, e o país foi representado por um time composto por Carmen Silva, Fernando Japiassu, Jefferson Sestaro, José Filho, Marcelo Lins, Rayssa Silva, Rubens Pompeu, Antonio Penati, Gisele Abreu e Viviane Santos. Uma medalha de prata e uma de bronze, para a equipe feminina, ficaram com o Brasil.

Facilidade de acesso

1404743_4907766191967_1934643881_oAs praias da Costa, de Itapoã e de Itaparica, onde se realizará o Campeonato Brasileiro de Canoagem, têm localização e paisagem privilegiadas e, embora em área urbana, suas águas são limpas, atraindo milhares de turistas no verão. Calçadão e ciclovia ao longo de toda orla fazem parte de sua infraestrutura, que propicia a prática de diversos esportes, como a canoagem, o sup, surf, frescobol, beachsoccer, ciclismo, natação, surf de peito, dentre outros.

Elas também contam com bons hotéis, bares e restaurantes.

O contexto histórico de Vila Velha a torna uma excelente opção turística. Berço da colonização do solo Espírito Santense e primeira capital do Estado, a história da cidade começou em 23 de maio de 1553, quando o donatário Vasco Fernandes Coutinho aportou na Prainha. Dentre suas construções históricas que encantam os capixabas e os turistas, destacam-se o Convento da Penha, construído por frei Pedro Palácios, e a Igreja do Rosário, ambos tombados pelo

Patrimônio Artístico e Histórico Nacional. Aos pés do Convento da Penha encontram-se a Gruta de Frei Pedro Palácios e todo o sítio histórico da Prainha, que recebem milhares de romeiros durante a Festa da Penha, Padroeira do Estado, e realizada todos os anos oito dias após a Páscoa.

Serviço

Campeonato Brasileiro de Canoagem

Data: 7 de setembro de 2014
Horário: largada às 10 horas, inicio dos trabalhos às 08h
Largada: Praia da Costa, Vila Velha, ES
Percurso: 22 quilômetros, passando pelas praias da Costa, de Itapoã e Itaparica, com chegada na Praia da Costa.

Realização: Federação do Espírito Santo de Canoagem – FESCAN e pelo Comitê de Canoagem Oceânica da Confederação Brasileira de Canoagem.

Apoio: Prefeitura Municipal de Vila Velha.

Informações: Federação do Espírito Santo de Canoagem- FESCAN – canoagem.oceanica@canoagem.org.br

Crédito das imagens: Gilmar Domingos de Oliveira