Programa dá aulas teóricas e práticas de canoagem em Paragominas


Projeto visa atender cerca de 200 pessoas, jovens de 9 a 17 anos, além de fazer a inclusão de pessoas portadoras de deficiência

Uma parceria da Federação de Canoagem do Pará (Fcepa) com a Seel realizou, entre os dias 1 e 6 deste mês, um treinamento para os instrutores que vão trabalhar no programa Pará Aquático, promovido pela secretaria, que foi implantado no município de Paragominas, no nordeste do Pará.

zzzzcanoaparagominasO treinamento foi feito em um dos cartões postais da cidade, o Lago Verde de Paragominas, pelo presidente da federação, Evaldo Malato, e técnicos da Seel. Além disso, a secretaria doou ao município dez caiaques de alta velocidade, como parte das atividades do programa.

Paragominas é o quinto município do Estado a receber o programa Pará Aquático e a ter aulas teóricas e práticas sobre canoagem tradicional. Os outros, neste ano, foram São Domingos do Capim, Portel, Ponta de Pedras e Abaetetuba. O programa estava fora de atividades há dois anos e foi retomado em 2014.

No município de Paragominas, a parceria do programa Pará Aquático é com o projeto Meninos do Lago Verde, uma iniciativa da prefeitura local, por meio de Secretaria de Cultura, que vai atender cerca de 200 pessoas, jovens de 9 a 17 anos, além de fazer a inclusão de pessoas portadoras de deficiência. As turmas fecham em janeiro de 2015, e na primeira semana de fevereiro se iniciam as aulas.

O objetivo do programa Pará Aquático é capacitar alunos e moradores das regiões ribeirinhas do Estado nas artes da canoagem tradicional e assim descobrir novos atletas do esporte. O treinamento se encerrou no sábado, 6, pela manhã.

* Com informações da Agência Pará, globoesporte.com