Cerimônia de abertura do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas


Evento reúne 23 países participantes em competições em Palmas/TO

unnamedA abertura do I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas acontece nesta sexta feira (23/10) em Palmas, no Tocantins, envolvendo 23 países participantes. Durante os próximos dias, entram em ação os atletas da natação, canoagem, atletismo, arco e flecha, arremesso de lança e cabo de força, além de jogos demonstrativos típicos das diferentes etnias. A canoagem promete contar com grandes disputas dentro da modalidade, levando em consideração todo o histórico da Canoagem Rústica Tradicional na vida dos povos indígenas.

O evento contará também com debates, demonstrações culturais, além de feiras de arte e artesanato e de agricultura tradicional. A competição reúne ao todo 24 etnias nacionais em um ambiente que é marcado por uma grande confraternização de culturas. Todas as etnias foram selecionadas pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC), que vem usando como critério, desde as edições nacionais, a conservação dos costumes de cada etnia, o idioma, as crenças, os ritos, as pinturas corporais, a música e os esportes tradicionais dos povos.

No caso das etnias brasileiras, foi pré-requisito a participação em alguma edição dos Jogos Nacionais que acontecem desde 1996. Bom comportamento e cumprimento das regras nas edições passadas também contaram como pontuação para conquistar uma vaga nos I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. O encerramento do Mundial acontecerá apenas no dia 31 de outubro.

Confira a programação completa e mais informações na página do evento: www.jmpi2015.gov.br