A terceira edição do W2 Downwind realizada neste último sábado dia 27 de Setembro não reuniu boas condições para o Downwind.


Na sexta feira durante o congresso técnico realizado às 19 horas no Clube Náutico Cabo Frio, a organização passou para os competidores a previsão do dia da prova que seria ondulação de leste (lareral) e ventos fracos de nordeste virando para leste no meio da prova (a favor e depois lateral).

AleSocci-GreenPixel_W2_2014-0694Todos já estavam conformados com condições desfavoráveis, mas o que era ruim ficou pior. Na manhã do sábado a previsão mudou muito e no lugar do vento nordeste predominou o sul que embora fraco soprava contra os atletas. Coube a cada um que lá estava encarar que a prova seria bem difícil.

O que era decepção na largada transformou-se talvez na etapa que mais tenha devolvido o sentimento de vitória para cada um que finalizou a prova. Os sorrisos e choros na chegada eram mais intensos e emocionavam todos que aguardavam a chegada dos bravos remadores.

O mar estava tranquilo e a segurança de água foi perfeita. Aprova tinha além de 8 barcos, pontos de observação em terra, comunicação de rádio mar/terra, ambulância no percurso e a presença do corpo de bombeiros em alguns pontos. Mesmo com toda esta segurança ficou bastante claro que com o crescimento rápido do W2 Downwind, pois foram quase 300 inscritos e as condições de mar que aquela região pode apresentar nesta época do ano, a segurança tem que ser ainda maior e mais rigorosa, por isso a organização apresentou durante o congresso técnico quais serão as exigências para 2015, sendo uma delas o uso obrigatório de localizador via satélite que em breve será disponibilizado para compra. De acordo com João Castro que é o diretor da prova, “segurança vem em primeiro lugar e é preferível ter 100 atletas com localizador do que 300 sem qualquer sinal no meio do mar”. As provas no exterior exigem barcos de apoio e isso seria muito caro no Brasil, o localizador via satélite é a saída mais barata, segura e inteligente para outros desafios que virão em 2015, como o lançamento do circuito chamado “TRIPLECE COROA” e outro “VA’A LONG DINSTANCE”.

Ao final da prova os atletas almoçaram, confraternizaram e participaram intensamente da cerimônia de premiação que teve também a grande aderência de amigos e parentes.

AleSocci-GreenPixel_W2_2014-6115

Dois momentos de bastante emoção foram a chegada do atleta Jonas Letieri, amputado dos dois antebraços e que ano passado havia desistido da prova e voltou este ano para completa-la em condições muito mais duras. O segundo foi a nobreza do atleta de OC1 Bob Araújo que deixou a prova de lado para acompanhar e incentivar uma remadora do Stand Up Paddle que chegou fechando a prova. Bob não deixou ela desistir, usou sua experiência no W2 e em provas internacionais para leva-la até o final, garantindo medalha de Finisher 2015 e sendo ovacionada por todos no clube nas suas últimas remadas. Bob foi agraciado merecidamente com um troféu Fair Play 2015

AleSocci-GreenPixel_W2_2014-8956Este ano o W2 contou com a presença de três atletas da Espanha, dois de Portugal, um australiano e já se diz pronta para estudar a possibilidade de premiação em dinheiro em 2015 o que certamente vai atrair grandes nomes internacionais das três modalidades, este seria o próximo passo dentro do planejamento da competição dentro do que foi planejado em 2012 quando surgiu a ideia.

Também contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios, Epic Kayaks (obrigado Guto Campos), Best Western, Hotel Travel Inn, Federação de Stand Up Paddle do Rio de Janeiro, Studio Prime (Obrigado Thiago Silva), Green Pixel (obrigado Alê Socci).

Obrigado aos nossos Co-Patrocinadores SeaDoo, SGA Toyota e Clube Náutico Cabo Frio.

Obrigado à Marinha do Brasil por compreender este novo modelo de competição e gostaríamos muito da presença de vocês no mar durante a prova em 2015, afinal quem não sente segurança quando vê uma embarcação cinza ao lado. Obrigado ao Corpo de Bombeiros de Cabo Frio e especiais agradecimentos à Sheila Aragão e Zane Machado.

Resultados e Classificação Oficial

http://www.ecooutdoor.com.br/admin/uploads/w2%20classifica%C3%A7%C3%A3o.pdf