Aloha Spirit completa 11 anos como um dos 3 maiores festivais de praia


O festival terá a abertura nos próximos dias 12 a 14 de abril em Ilhabela, no litoral norte de SP, onde tudo começou há 11 anos

Por FMA Notícias, fotos de ALE SOCCI e CARLA FALLEIROS

Consolidado como um dos três maiores festivais de esportes de praia do Mundo, o Aloha Spirit 2019 terá a abertura nos próximos dias 12 a 14 de abril em Ilhabela, no litoral norte de SP, onde tudo começou há 11 anos. A Praia do Perequê, tradicional “palco” do evento reunirá nove modalidades em disputa, grande parte no mar, além de diversas ações socioambientais no Espaço Conexões, reunindo num mesmo espaço discussões sobre esportes, arte e cultura.

Os atletas competirão na va’a, modalidade conhecida como canoa havaiana ou polinésia, em equipes, duplas e individual, o stand up paddle (Sup), o surfski, o paddleboard, o waterman e a natação em águas abertas; também a apneia estática, e as novidades nesta edição, a beach run, uma corrida de montanha e o remo indoor, totalmente relacionado com quem gosta do mar. Fora das competições, o evento contará com uma vasta programação, incluindo festival de cinema, aulas de yoga, slackline, espaço kids, shows musicais, feira de artesanato e de produtos esportivos.

No Espaço Conexões, além das rodas de conversa, uma das grandes atrações será a palestra da médica de aventura Karina Oliani, que entre outros feitos, foi a mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, também a primeira mulher sulamericana a escalar o Everest por suas duas faces, além de ser bicampeã brasileira de wakeboard, snowboard e recordista em mergulho livre (apneia).

No total, o Aloha Spirit 2019 terá três etapas, com os atletas sendo declarados campeões da temporada na soma dos resultados. Depois de Ilhabela, o Circuito terá novo encontro longe do litoral, em Brasília/DF, que já tem uma identidade com o evento e esses esportes, nos dias 21 a 23 de junho, no Pontão do Lago Sul.

A final está marcada para 22 a 24 de novembro, na Praia do Forte, em Cabo Frio/RJ. Quem ainda não se inscreveu para a etapa de Ilhabela, pode garantir participação pelo site alohaspirit.com.br. O atleta pode optar por correr duas provas com o valor da taxa reduzido. 

Nessa temporada, o evento traz como tema “A Simbologia da Água” e todas as ações do festival se conectam ao assunto, com o objetivo de incentivar a sua preservação e disseminar uma onda de conscientização sobre a sua importância. O Aloha Spirit começou a ser realizado em Ilhabela, em 2009, na ocasião, apenas com as disputas de canoa havaiana, reunindo 60 atletas. Com o passar dos anos, com o aumento das categorias esportivas, foi ganhando corpo e reunindo mais de 6 mil atletas.

“Esse evento fecha um primeiro ciclo, que é ter tornado o Aloha um dos maiores eventos do Mundo e já internacional e abre um novo ciclo, a próxima década, que é continuar sendo uma referência em competições, mas na areia ter um universo de coisas e pessoas, aproveitando o que lá estará acontecendo, sempre dentro do conceito sustentável”, afirma o criador e diretor do Aloha Spirit, João Castro.

Ele explica que sustentabilidade não significa apenas preservação do meio ambiente, mas também ser acessível para todos: “influenciar boa alimentação, hábitos humanos”, reforça João, animado com a abertura do Circuito. “Em Ilhabela acreditamos em um crescimento de público bem grande e no número de atletas. Já estaremos felizes em manter os números de 2018, embora acreditemos que vai subir mais uma vez”, relata.

João também fala sobre as novidades esportivas para 2019: “A corrida de montanha não é esporte aquático, mas atende amigos, familiares, acompanhantes, que por vários anos fizeram esta solicitação. Muitos correm pois não fazem nada na água, seja por medo ou por não nadarem. O remo indoor surgiu para inserir atletas do remo olímpico. Mas com esta nova modalidade, atraímos atletas de crossfit e que serão muito bem-vindos. Estou certo que muitos vão olhar para as modalidades no mar é iniciar em alguma delas”.

No ano passado, um dos grandes destaques do Aloha Spirit foram o paulista Rogério Mendes, campeão nas modalidades waterman e va’a individual e a baiana Sinara Pazos Britto, que faturou quatro títulos em 2018, no Waterman paddleboard e da natação no mar nos 1.500 e nos 3.800 metros. Outros atletas conhecidos também garantiram títulos como Luiz Guida, o Animal, e Lena Guimarães, ambos no Sup Race e no Sup Técnico.