Alvaro Koslowki assume a supervisão da Canoagem Velocidade


Ex-atleta olímpico e ex-treinador, Alvaro Koslowski assume modalidade rumos aos Jogos Olímpicos Rio 2016

Um dos pioneiros da Canoagem Brasileira nos anos 80, época em que era apenas um garoto que gostava de esporte e um dia chegou aos Jogos Olímpicos e se tornou um dos principais nomes da canoagem no país. Resumidamente, esta é a história do gaúcho Alvaro Acco Koslowski, ex-atleta e ex-treinador que agora assume do Comitê de Canoagem Velocidade da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Alvaro Koslowki

“É um grande prazer, é como voltar para casa. Percebemos que nos últimos anos a Canoagem Brasileira subiu vários degraus, conquistou importantes resultados internacionais e hoje tornou-se referência. Neste sentido, um dos principais trabalhos a serem desenvolvidos, será planejar e executar um Programa de Desenvolvimento voltado aos clubes e federações, de forma fomentar a base da canoagem”, ressaltou.

Atualmente com 43 anos de idade, Koslowski recebe o novo desafio com o suporte de uma nova estrutura construída para os atletas da modalidade como o Centro de Treinamento de ponta, Centro de Desenvolvimento da Canoagem, profissionais especializados nas mais diversas áreas do esporte, apoio de importantes patrocinadores e apoiadores, dentre outros fatores fundamentais para o crescimento da Canoagem Brasileira, fatores que não existiam quando começou no esporte nos anos 80.

“Tempos atrás, tudo era muito amador. Era como se batêssemos o escanteio e corrêssemos para cabecear. Hoje, a realidade é completamente diferente, com uma equipe muito grande. Meu objetivo principal é somar e assim ajudar muito neste trabalho de desenvolvimento da Canoagem Brasileira”, explicou.

Alvaro iniciou sua vida na canoagem devido à uma das primeiras competições realizadas no Brasil, ocorrida no ano de 1985 no interior do Rio Grande do Sul. “A modalidade era diferente, um tanto rústica, com barcos diferentes, em fim, eu nunca tinha visto nada igual na minha vida. Isso chamou muita atenção e no final daquele mesmo ano já remei pela primeira vez e virou paixão”, relembrou.

Koslowski ainda se destacou na história como atleta em diversas oportunidades, mas a mais marcante foi a participação nos Jogos Olímpicos Barcelona 92. “Foi uma experiência única poder estar ao lado de atletas que só via pela televisão”. Alvaro ainda contou com grandes feitos como treinador, do ano de 2004 a 2012, período em treinou a Seleção Brasileira Feminina de Canoagem Velocidade.

“Nasci e fui educado pela canoagem e espero poder de fato contribuir para o desenvolvimento da modalidade. Espero ajudar da melhor forma possível, agregando meus conhecimentos e assim, contribuir neste período histórico que a Canoagem Brasileira vive, em virtude da realização dos Jogos Olímpicos no Brasil e quem sabe a conquista da primeira medalha olímpica brasileira”, finalizou.