Americano cria “canoagem na neve” e se aventura em montanha; veja vídeo


Após inovar com o “skyak” (caiaque com paraquedas), Miles Daisher, de 45 anos, mistura modalidades e cria novo esporte radical para cenários gelados

Se praticar canoagem em um rio já é um esporte cheio de adrenalina e perigo, o que dizer então de levar o caiaque para uma montanha coberta de neve e descer em alta velocidade até alçar voo? Esta é a proposta de Miles Daisher. O americano criou uma nova modalidade, que mistura canoagem, speed flying e snowboard.

2_5

– É um esporte “três em um” – avisa o atleta de 45 anos.

A bordo de um caiaque, Daisher desce a montanha e controla a direção e a velocidade com a ajuda de um parapente de tamanho reduzido, até levantar voo e alcançar a altitude ideal. De acordo com o americano, ao contrário do que se imagina, a parte mais complicada da aventura não é o pouso, mas sim a decolagem, confira o vídeo abaixo.

– Se eu estragar a decolagem, o caiaque vai direto para as pedras, e isso não é nada bom. Mas, quando já estou no ar, parece um passeio de barco… Ou esqui… E o caminho se torna suave como manteiga! – descreve Daisher.

Desde sua primeira tentativa com o novo esporte, no ano passado, o atleta tem desenvolvido novas técnicas para aperfeiçoar a prática. Atualmente, ele treina em um resort localizado próximo à Red Mountain, no estado de Idaho, com um caiaque de 19 kg. E já sonha com a popularização da modalidade.

– Estou só esperando que o Comitê Olímpico Internacional insira o esporte no calendário dos próximos Jogos de Inverno – brinca.

Além do “snow-speed-yaking” (algo como canoagem na neve), Daisher é conhecido por outros esportes inusitados. Um dos preferidos do americano é o “skyak”, em que ele salta de um avião com um caiaque e um paraquedas.

Por GloboEsporte.com