Atleta de Ilhabela-SP planeja ir ao Mundial de Canoagem Oceânica


Ariel Alves, 17 anos, “corre” por viagem ao Taiti em setembro para disputar mundial

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, pode ter dois representantes na Copa do Mundo de Canoagem Oceânica, que será disputada em outubro, no Taiti. Ariel Alves, de 17 anos, vai competir na categoria surfski júnior e seu técnico, Dennis Simões, de 35 anos, estará na categoria surfski master. Ariel garantiu vaga no torneio após ser vice-campeão do ranking da Confederação Brasileira de Canoagem em 2014. Já Dennis é professor de educação física. Os dois deverão embarcar para o país em 28 de setembro. O campeonato contará com a participação de mais de 300 atletas.

ariel-alves

– Estou muito ansioso para a minha primeira competição internacional e estou treinando bastante para chegar lá e competir por medalha. Esse é meu objetivo agora – contou Alves, que pratica o esporte desde os 14 anos.

Porém, a participação no Mundial pode esbarrar nos altos custos da viagem. O deslocamento para a ilha do Pacífico pode chegar a R$ 7 mil e as despesas totais beiram R$ 22 mil. A dupla conta com alguns parceiros, mas o que não é suficiente para arcar com todos os gastos. Por não ser uma modalidade olímpica, a Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) não banca os atletas nas competições.

Dennis Simoes

– (A canoagem oceânica) ainda não é uma modalidade presente nas Olimpíadas, mas será aberto um processo para a a inclusão. Eu estou protocolando junto à prefeitura um pedido de ajuda nas despesas, que são muito altas – ressaltou o treinador de Ariel, que também vai competir no Mundial.

A modalidade surfski é semelhante ao sprint, que é uma categoria olímpica e que é geralmente realizada em lagos. As distâncias das provas podem variar de 12 a 30 km. O caiaque oficial tem 6,3 m de comprimento e 40 cm de largura, em um total de 12 kg.

– É um remo de fibra de carbono e duas pás que movem o caiaque, e um leme nos pés que direcionam a embarcação. É considerado a Fórmula 1 dos esportes náuticos – garantiu Dennis Simões.

Por GloboEsporte.com