Batemos um papo com André Silveira, empresário do atleta de canoagem Hans Mallmann. Posição pouco comum na Canoagem mas que deveria ser mais explorada
Empresariar atletas é algo mais comum em outros esportes, soa um tanto como explorador em alguns casos – principalmente no futebol, mas na verdade não é bem assim que a coisa funciona no geral. O empresário são os olhos por trás do atleta. Ele quem o assessora em imprensa, patrocínios, eventos, etc. O papel do empresário deveria ser mais explorado na canoagem, pois assim, a coisa toda fica mais profissional para o atleta acompanhar a evolução que a canoagem vem tendo.
Recentemente a polêmica envolvendo a Seleção de Canoa foi algo que talvez se existisse um empresário por trás, com o intuito de instruir, tivesse dado outro rumo na situação. Obviamente se temos um empresário mal intencionado, a coisa pode ser pior ainda.
Um caso de sucesso na canoagem é o de André Silveira, advogado gaúcho, empresário do atleta Hans Mallmann, destaque da Seleção Brasileira de Canoagem e medalhista nos Jogos Pan Americanos de 2015. André falou um pouco da sua carreira de empresário de atletas, dos desafios da profissão e do que espera para o futuro do esporte que mais cresce na atualidade, a Canoagem.
Sestaro Canoagem: Como foi o Início nesta profissão, e como chegou ao posto de empresário do Hans Mallmann?
André Silveira: Bom, sou advogado aqui no Rio Grande do Sul, atuando nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Encantado e Lajeado, e sempre desempenhei meu trabalho nas áreas de Direito Previdenciário e Administrativo, entretanto, sempre me mantive em contato com os esportes, até porque via a área de Direito Desportivo em franco crescimento. Outro fator que sempre me fez buscar informações sobre os esportes, mais precisamente sobre a Canoagem, foi do Hans Mallmann ser meu amigo de infância, e desde aquela época eu mantive contato com suas conquistas e crescimento na carreira. Então, apesar do pouco contato que tínhamos, conversamos, retomamos o contato, e hoje trabalhamos juntos, em busca do sucesso. Somos uma verdadeira equipe.
SC: Fale sobre a dificuldade de encontrar empresas dispostas a patrocinar atletas nestes tempos de crise, como lidar com isso?
AS: É uma fase complicada realmente, tenho contato diário com uma série de empresas e órgãos, nacionais e internacionais, que estariam dispostos a investir seu capital em atletas de alto nível, como o Hans, por exemplo, mas o medo da instabilidade do mercado atual faz com que os investimentos sejam congelados e as conversas fiquem paradas. É muito comum haver negociação por meses e no ultimo momento a empresa desistir, é da profissão, temos que saber lidar com isso e seguir em frente sem desanimar. Muito desse medo é causado pela desinformação, do receio de não obter o retorno esperado, mas sempre explico que esse medo é apenas medo do desconhecido, o ramo empresarial é cercado de riscos a todo instante, e apostar em estratégias de marketing junto a um atleta de nível internacional, de Seleção Brasileira e que sempre compete em eventos internacionais não é um risco, mas sim, uma certeza.
SC: E quais os maiores desafios, alegrias, decepções nesse tipo de profissão?
AS: Desafios são diários, a cada dia um novo aparece, mas minha profissão requer paixão e frieza, para lidar com inúmeras situações. Já tive empresas que fecharam verbalmente um acordo de patrocínio e na última reunião desistiram por conta da chegada de crise, o abatimento nosso foi grande, mas tivemos que lidar com sabedoria com isso, e hoje temos contratos sólidos de patrocínio que nos ajudam a continuar a busca pelo sucesso, e isso é nossa alegria, ver que o trabalho dá resultado e que as pessoas, conhecendo melhor nosso caráter, confiam cada vez mais.
SC: E quando o Hans está competindo, o que você sente?
AS: Sempre estamos distantes, pois o Hans treina em Curitiba e compete pelo mundo todo com a Seleção e eu fico no Rio Grande do Sul tocando os negócios, então quando chegam as competições a emoção é grande, é o nosso trabalho que está lá com ele, o resultado lá vai ser nossa baliza aqui, fora o fato dele ser meu grande amigo, então a torcida é profissional e pessoal. Geralmente nas provas de K2 200 metros, que são provas com duração por volta de 30 segundos, o coração sai pela boca, mas é muito gratificante ver um parceiro e amigo competindo mundo a fora e tendo sucesso sempre.
SC: Qual a sua visão de futuro e crescimento da Canoagem no Brasil?
AS: Apesar de não ser atleta, sempre acompanhei a Canoagem, e o profissionalismo de hoje é muito maior, a revolução foi enorme, os talentos estão sendo valorizados, os atletas se sentem em condições de competir de igual para igual com os demais países e isso é extraordinário, ao compararmos a Canoagem da Alemanha, por exemplo, que atletas são estrelas nacionais e têm um investimento pessoal de grandes proporções. Acho que o Brasil está no caminho certo, com seus parceiros e patrocinadores que ajudam muito nessa evolução, creio que os Jogos Olímpicos ajudaram muito na captação de investimento, mas não podemos retroagir após as Olimpíadas, temos que manter o investimento e deixar questões políticas bem longe do esporte.
SC: Deixa alguma mensagem para os novos atletas, apoiadores e patrocinadores?
AS: Claro, aos novos atletas e aqueles que ainda não conseguiram seus patrocínios a mensagem é: Não desista! A dificuldade existe, mas com profissionalismo e persistência tudo vai dar certo, o importante é a motivação sempre.
Aproveito aqui então para agradecer os parceiros e apoiadores que sempre nos ajudaram nas divulgações e a nos aproximar dos patrocinadores, que são o Portal Sestaro Canoagem, as Prefeituras de Guaíba/RS e Encantado/RS, os Jornais O Guaíba, Folha Guaibense, Gazeta Centro-Sul, Força do Vale, Antena e Opinião, bem como, a Rádio Encantado AM. Esses parceiros são importantíssimos na nossa caminhada, assim como nossos patrocinadores e apoiadores, a Centerfort Guaíba, o BNDES, a General Eletric, o programa Bolsa Atleta e a Unimed.
Nossos contatos para maiores informações, Calvi e Silveira Assessoria Jurídica e Esportiva, e “Hans Mallmann Atleta” no Facebook.