BATE PAPO com André Silveira, empresário do Hans Mallmann da Seleção Brasileira de Canoagem


Batemos um papo com André Silveira, empresário do atleta de canoagem Hans Mallmann. Posição pouco comum na Canoagem mas que deveria ser mais explorada

Empresariar atletas é algo mais comum em outros esportes, soa um tanto como explorador em alguns casos – principalmente no futebol, mas na verdade não é bem assim que a coisa funciona no geral. O empresário são os olhos por trás do atleta. Ele quem o assessora em imprensa, patrocínios, eventos, etc. O papel do empresário deveria ser mais explorado na canoagem, pois assim, a coisa toda fica mais profissional para o atleta acompanhar a evolução que a canoagem vem tendo.

Recentemente a polêmica envolvendo a Seleção de Canoa foi algo que talvez se existisse um empresário por trás, com o intuito de instruir, tivesse dado outro rumo na situação. Obviamente se temos um empresário mal intencionado, a coisa pode ser pior ainda.

André SilveiraUm caso de sucesso na canoagem é o de André Silveira, advogado gaúcho, empresário do atleta Hans Mallmann, destaque da Seleção Brasileira de Canoagem e medalhista nos Jogos Pan Americanos de 2015. André falou um pouco da sua carreira de empresário de atletas, dos desafios da profissão e do que espera para o futuro do esporte que mais cresce na atualidade, a Canoagem.

Sestaro Canoagem: Como foi o Início nesta profissão, e como chegou ao posto de empresário do Hans Mallmann?

André Silveira: Bom, sou advogado aqui no Rio Grande do Sul, atuando nas cidades de Porto Alegre, Guaíba, Encantado e Lajeado, e sempre desempenhei meu trabalho nas áreas de Direito Previdenciário e Administrativo, entretanto, sempre me mantive em contato com os esportes, até porque via a área de Direito Desportivo em franco crescimento. Outro fator que sempre me fez buscar informações sobre os esportes, mais precisamente sobre a Canoagem, foi do Hans Mallmann ser meu amigo de infância, e desde aquela época eu mantive contato com suas conquistas e crescimento na carreira. Então, apesar do pouco contato que tínhamos, conversamos, retomamos o contato, e hoje trabalhamos juntos, em busca do sucesso. Somos uma verdadeira equipe.

SC: Fale sobre a dificuldade de encontrar empresas dispostas a patrocinar atletas nestes tempos de crise, como lidar com isso?

AS: É uma fase complicada realmente, tenho contato diário com uma série de empresas e órgãos, nacionais e internacionais, que estariam dispostos a investir seu capital em atletas de alto nível, como o Hans, por exemplo, mas o medo da instabilidade do mercado atual faz com que os investimentos sejam congelados e as conversas fiquem paradas. É muito comum haver negociação por meses e no ultimo momento a empresa desistir, é da profissão, temos que saber lidar com isso e seguir em frente sem desanimar. Muito desse medo é causado pela desinformação, do receio de não obter o retorno esperado, mas sempre explico que esse medo é apenas medo do desconhecido, o ramo empresarial é cercado de riscos a todo instante, e apostar em estratégias de marketing junto a um atleta de nível internacional, de Seleção Brasileira e que sempre compete em eventos internacionais não é um risco, mas sim, uma certeza.

hans02

SC: E quais os maiores desafios, alegrias, decepções nesse tipo de profissão?

AS: Desafios são diários, a cada dia um novo aparece, mas minha profissão requer paixão e frieza, para lidar com inúmeras situações. Já tive empresas que fecharam verbalmente um acordo de patrocínio e na última reunião desistiram por conta da chegada de crise, o abatimento nosso foi grande, mas tivemos que lidar com sabedoria com isso, e hoje temos contratos sólidos de patrocínio que nos ajudam a continuar a busca pelo sucesso, e isso é nossa alegria, ver que o trabalho dá resultado e que as pessoas, conhecendo melhor nosso caráter, confiam cada vez mais.

SC: E quando o Hans está competindo, o que você sente?

AS: Sempre estamos distantes, pois o Hans treina em Curitiba e compete pelo mundo todo com a Seleção e eu fico no Rio Grande do Sul tocando os negócios, então quando chegam as competições a emoção é grande, é o nosso trabalho que está lá com ele, o resultado lá vai ser nossa baliza aqui, fora o fato dele ser meu grande amigo, então a torcida é profissional e pessoal. Geralmente nas provas de K2 200 metros, que são provas com duração por volta de 30 segundos, o coração sai pela boca, mas é muito gratificante ver um parceiro e amigo competindo mundo a fora e tendo sucesso sempre.

SC: Qual a sua visão de futuro e crescimento da Canoagem no Brasil?

AS: Apesar de não ser atleta, sempre acompanhei a Canoagem, e o profissionalismo de hoje é muito maior, a revolução foi enorme, os talentos estão sendo valorizados, os atletas se sentem em condições de competir de igual para igual com os demais países e isso é extraordinário, ao compararmos a Canoagem da Alemanha, por exemplo, que atletas são estrelas nacionais e têm um investimento pessoal de grandes proporções. Acho que o Brasil está no caminho certo, com seus parceiros e patrocinadores que ajudam muito nessa evolução, creio que os Jogos Olímpicos ajudaram muito na captação de investimento, mas não podemos retroagir após as Olimpíadas, temos que manter o investimento e deixar questões políticas bem longe do esporte.

andre-hans01SC: Deixa alguma mensagem para os novos atletas, apoiadores e patrocinadores?

AS: Claro, aos novos atletas e aqueles que ainda não conseguiram seus patrocínios a mensagem é: Não desista! A dificuldade existe, mas com profissionalismo e persistência tudo vai dar certo, o importante é a motivação sempre.

Aproveito aqui então para agradecer os parceiros e apoiadores que sempre nos ajudaram nas divulgações e a nos aproximar dos patrocinadores, que são o Portal Sestaro Canoagem, as Prefeituras de Guaíba/RS e Encantado/RS, os Jornais O Guaíba, Folha Guaibense, Gazeta Centro-Sul, Força do Vale, Antena e Opinião, bem como, a Rádio Encantado AM. Esses parceiros são importantíssimos na nossa caminhada, assim como nossos patrocinadores e apoiadores, a Centerfort Guaíba, o BNDES, a General Eletric, o programa Bolsa Atleta e a Unimed.

Nossos contatos para maiores informações, Calvi e Silveira Assessoria Jurídica e Esportiva, e “Hans Mallmann Atleta” no Facebook.