BATE PAPO com João Pedro, líder da classe Junior do Surfski e atual 7º colocado geral no ranking brasileiro


João Pedro Schiavinato foi um dos convocados pela Confederação Brasileira de Canoagem para integrar a equipe brasileira que disputará o Campeonato Mundial de Canoagem Oceânica, em outubro, no Tahiti.

Atual líder da categoria Junior no Circuito Brasileiro, o atleta de Caraguatatuba/SP é bicampeão brasileiro e tentará garantir que o tricampeonato vá novamente para Caraguá, no próximo dia 07 de junho, em Mambucaba onde será realizada a 3ª etapa do Circuito Brasileiro.

João Pedro

O título brasileiro de 2014 deu a chance de João Pedro ser convocado para integrar a equipe brasileira que irá disputar o Mundial de Canoagem Oceânica, em outubro, no Tahiti restando a João Pedro manter o foco no campeonato porém treinando e buscando patrocínio para a disputa do Mundial. Batemos um papo com João Pedro para saber como está sua preparação pro mundial, a administração da grande vantagem em liderar o ranking nacional e sobre suas expectativas.

Perguntamos a João, se ele acredita que tem chances de brigar pela disputadíssima ponta geral do campeonato brasileiro, sendo que atualmente, ele lidera o ranking na categoria Junior do Surfski, porém é o 7º colocado no ranking geral.

– “Estou treinando e me dedicando muito para que isso aconteça”, comenta João Pedro.

A hegemonia de João Pedro na categoria Junior já vem de alguns anos – João pode ser tricampeão neste ano. Logo você deixará a categoria Junior e passará para a Sub23, que é muito forte. Nela está o atual líder do ranking. Como você tem trabalhado essa questão?

João ressalta que o segredo é “foco… Treino e mais treino. E amarradão em poder competir com esses feras da canoagem”.

10420247_902639873096831_4532815911074269321_nRecentemente saiu a lista dos convocados para o 2º Mundial de Surfski e seu nome está lá. Como você recebeu essa convocação? Se sente preparado para esse novo desafio? 

– “Recebi com muita satisfação… há 3 anos me preparo para conseguir essa convocação e poder disputar o mundial. Terei a chance de remar com meus ídolos da canoagem”, comenta João.

Será sua primeira experiência internacional em provas? Como vê essa situação em competir contra grandes nomes mundiais? Tem feito algum trabalho fora da água para essa novidade, um lugar diferente, grandes nomes, etc?

– “Será minha primeira prova internacional. E acho muito empolgante remar com os melhores do mundo … Sempre quis remar ao lado deles. Foquei mais nos treinos na água e também me inclui no Cross Country”.

Pra finalizar, a ida ao Mundial será em um intervalo entre a 4ª e a 5ª etapa do circuito brasileiro de Canoagem Oceânica, você acha que pode interferir de alguma forma na sua liderança do ranking, pelo 2º colocado estar apenas a 47 pontos atrás de você?

Confiante, João ressalta que “De forma alguma! Com essa convocação estou treinando cada vez mais, me aguardem.”

João e outros atletas de Caraguatatuba criaram um grupo na rede social Facebook para expor e batalhar em busca de patrocínio para ajudar na viagem ao Mundial, já que a Confederação Brasileira de Canoagem, não custeia a ida dos atletas devido não ser uma modalidade olímpica.

Para visitar e ajudar o grupo a viajar, basta clicar aqui.