Bem Estar Global viaja pelo Brasil oferecendo serviços de saúde e qualidade de vida


Alimentação saudável e canoagem em São José dos Pinais

unnamed (1)Serviços de saúde e de qualidade de vida gratuitos, orientações com médicos especialistas, além de muita música e diversão durante as transmissões, ao vivo, do programa ‘Bem Estar’. Essa é a receita do Bem Estar Global, que inicia sua caravana pelo segundo ano em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, no dia 26 de fevereiro. O projeto – uma iniciativa da Globo em parceria com o Sesi – reuniu 56.400 pessoas nas sete edições realizadas em 2015. O recorde de público foi registrado em dezembro, em Salvador, com 11.500 visitantes.

Este ano estão previstas edições em Belo Horizonte, Goiânia, Recife, Salvador, Manaus e Cuiabá, além de São José dos Pinhais. O público tem à disposição dezenas serviços como: aferição da pressão arterial e medição da circunferência abdominal, informações sobre câncer de pele, diabetes e hipertensão, entre outras doenças. Este ano, o projeto contará com uma novidade: oficinas esportivas e palestra com professores de Educação Física sobre a importância da prática de atividade física para a manutenção de uma boa qualidade de vida. Em cada uma das cidades, o programa ‘Bem Estar’ será apresentado, ao vivo, do local onde o evento estiver acontecendo.

No ‘Bem Estar Global’, o público tem a chance de receber orientações de profissionais de diferentes especialidades reunidos em um mesmo espaço. São médicos, dentistas e fisioterapeutas de diversas sociedades médicas parceiras do projeto. Serviços de diagnóstico de câncer de pele, de doenças do estômago, atendimentos oftalmológico e cardiológico são, geralmente, os mais procurados.

Durante todas as edições do ano, voluntários do Sesi farão a medição do Índice de Bem Estar (IBE), uma avaliação rápida da flexibilidade, composição corporal, equilíbrio e coordenação motora, que vai ajudar o participante na busca por uma vida mais ativa e saudável. Quem desejar complementar o resultado terá à disposição um questionário para medir a qualidade de vida onde serão avaliados o controle de estresse, atividade física, comportamento preventivo, relacionamento social e alimentação. A partir das respostas dadas, cada pessoa receberá uma orientação sobre como melhorar sua qualidade de vida. A cidade com o melhor indicador será conhecida após a última edição do ‘Bem Estar Global’.

A diretora de Responsabilidade Social da Globo, Beatriz Azeredo, destaca a importância de reunir, num mesmo evento, prestação de serviços, mobilização e informação:

“É a combinação perfeita entre mobilização popular e prestação de serviço feitas pela Globo, reforçando um tema de relevância social. Reunimos diversas sociedades médicas num esforço em conjunto para levar informação qualificada e contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”.

Alimentação saudável e canoagem em São José dos Pinais

A primeira parada do Bem Estar Global 2016 será Curitiba, no dia 26 de fevereiro. O evento será realizado no Parque São José (Av. das Torres 100), próximo ao portal de São José dos Pinhais.

Das 8h às 17h, o público poderá visitar as três unidades móveis do Sesi, com orientações sobre alimentação saudável, odontologia e prevenção ao câncer. Na oficina “Quanto tem?”, nutricionistas vão mostrar percentuais de açúcar e gordura em alimentos processados de consumo frequente, alertando para o consumo em excesso desses itens.

O caminhão “Cuide-se +” oferecerá avaliações de pele – análise visual de lesões pré-existentes, como manchas e feridas. Os casos que apresentarem características oncológicas serão encaminhados para biópsia. Também serão oferecidas orientações sobre escovação correta e a necessidade do uso do fio dental; sobre a prevenção de câncer bucal, além de entrega de kits odontológicos.

Por ser um ano marcado pelo esporte, os participantes dos eventos de 2016 terão a oportunidade de vivenciar algumas modalidades olímpicas. Em São José dos Pinhais, os mais destemidos poderão se aventurar na oficina de canoagem que simulará as remadas. A atividade será realizada pela Confederação Brasileira de Canoagem.

O apresentador Fernando Rocha comandará, ao vivo, o ‘Bem-Estar’ da manhã do dia 26. “Estou muito feliz de voltar ao Paraná, pois foi onde o projeto começou. E a estreia paranaense também foi especial porque estreei ao lado do Dr. Alfredo Halpern, nosso consultor nestes cinco anos de programa, e que faleceu no ano passado. Naquela ocasião, ainda não tínhamos a dimensão do que viria a ser o Bem Estar Global, mas todo aquele público de Curitiba viu de perto o nosso Dr. Alfredo com todo seu vigor e entusiasmo. Tenho certeza de que ele teria hoje o maior orgulho de voltar ao Paraná pra dar continuidade ao projeto que ele ajudou a construir. Já são quase vinte edições de Bem Estar Global, e a cada cidade chegamos com o mesmo entusiasmo de quando começamos. Vai ser muito especial reviver a emoção do começo do projeto em Curitiba”, lembra.