Brasil conquista boas colocações nas finais do Mundial Junior e Sub-23


Atletas da Seleção Brasileira de Canoagem Velocidade não conquistaram medalhas, mas chegaram às finais da competição

Os atletas da Seleção Brasileira Junior e Sub-23 conquistaram boas colocações nas finais do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade Junior e Sub-23, que começou na quinta-feira (17) e terminou hoje (20), em Szeged, na Hungria. Foram quatro dias de competições, onde os 17 atletas brasileiros remaram um total de 36 provas das categorias em que estavam inscritos.

2439-gr-20-7-2014-11-46-37Os dois maiores destaques dentre os brasileiros foram na categoria feminina. A canoísta Andrea Santos Oliveira alcançou o 6.o lugar na Final A do C1 Sub-23 200m. Andrea, juntamente com a atleta Caroline Rangel Longo, disputaram a Final A da categoria C2 Sub-23 200m, chegando na 9.a posição.

Na Final B o Brasil ganhou destaque com Dalvan de Oliveira, que atingiu a 3.a posição da categoria C1 Junior 200m. Já Maico dos Santos, da C1 Sub-23 200m, ficou no 9.o lugar, também na Final B.

O atleta Gilmar Santos Junior da K1 Junior 200m, ficou em 3.o lugar na Final C. A canoísta Cinara Camargo atingiu a 6.a colocação da sua categoria, a K1 Sub-23 200m, também na Final C.

O coordenador técnico da equipe, Heros Ferreira, diz que a competição foi um grande aprendizado e uma experiência aos atletas. “Não trouxemos medalhas mas os atletas Junior e Sub-23 aprenderam muito com o Campeonato Mundial e ganharam experiência”, comenta. Ferreira também destaca a tradição e força dos adversários: “em um Mundial temos canoístas de países de tradição no esporte, como a Hungria, que os atletas remam desde muito cedo, o que os torna atletas muito fortes. Da equipe brasileira, quase todos os jovens ainda não tinham experiência em um campeonato dessa magnitude”, explica.

Cristina Oliveira, assistente técnica, ressalta a importância da competição para reforço nos treinos e preparação para os próximos campeonatos. “Vamos treinar mais, com foco nas próximas competições e preparação para futuras Olimpíadas”, diz.

Site oficial do evento: http://szeged2014.com/en

Resultados: http://results.digicorp.hu

unnamed-1

Relação dos atletas

Adilson Gomes do Nascimento
Andrea Santos de Oliveira
Caio Marte Souza
Caroline Rangel Longo
Cinara de Lima Camargo
Dalvan Luz de Oliveira
Davi Luz de Oliveira
Eduardo Schu Fagundes
Gilmar Gomes Santos Junior
João Fernando Arruda Motta Alves
Larissa Oliveira dos Santos
Lucas Gil Dessimão
Maico Ferreira dos Santos
Marcus Paulo Zamin
Mateus do Sacramento Amorim
Vagner Junior Souta
Valber Arcanjo dos Santos

Equipe técnica

Heros Ribeiro Ferreira
Marcos Massatoshi Ito
Maria Cristina Oliveira
Pedro Alves de Sena
Rafael Oliveira

Sobre a Canoagem Brasileira – A Canoagem Brasileira vem ganhando destaque em níveis nacional e internacional por meio do trabalho incessante em transformar o esporte no país e tornar o Brasil uma das grandes potências da Canoagem Velocidade Mundial, focando o trabalho realizado nos Centros de Treinamento da Academia Brasileira de Canoagem em São Paulo. Para que isso aconteça, a Canoagem está iniciando o quadriênio olímpico mais importante da história desportiva brasileira com apoio significativo do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional e, principalmente, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES -, que é o patrocinador oficial da Canoagem Brasileira.