Brasil conquista ouro no primeiro dia do Mundial de Va’a


A primeira medalha de ouro do 16º Campeonato Mundial de Va´a, que está sendo disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi do Brasil.

Mundial Va'aNesta quarta-feira (dia 13) pela manhã, os canoístas nacionais conquistaram a medalha de ouro na disputa de V12 (12 competidores) 500m sênior master masculino com o tempo de 2min20s02, seguidos pela equipe do Havaí, que fez o percurso em 2min34s55. As delegações da Austrália e do Canadá, respectivamente, que cruzaram a linha de chegada nas duas primeiras colocações, foram desclassificadas.

Disputada por jovens, adultos e atletas da terceira idade, a canoagem Va´a vem se consolidando como um esporte democrático para todas as idades. O Mundial prossegue até domingo (dia 17), com largada e chegada em frente ao Estádio de Remo da Lagoa. O Va´a será uma modalidade estreante nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio, com provas no mesmo local.

Feliz com o resultado, os 12 competidores brasileiros comemoram muito a façanha no sênior master. “É pura alegria. É a recompensa para o esforço do dia a dia de quem ama a canoa polinésia”, disse o funcionário público Carlos Henrique, de 55 anos. Os integrantes da equipe brasileira, com idades variáveis entre 50 e 60 anos, nunca haviam conquistado um título mundial.

“A nossa maior dificuldade da prova foi o sincronismo da equipe, já que a gente treina pouco juntos. Além disso, estamos pouco acostumados com a competição de velocidade. O Brasileiro de Va´a é uma prova de maratona de 22km no mar”, explicou o professor de Educação Física Mauro Batista, de 52 anos. Os demais integrantes da equipe são Marcio Catarino, Marco Provetti, Manoel Teixeira, Celso Filetti, Roberto Petrauskas, Marcelo Andreoni, Manoel Dantas, Ricardo Faro, Arnaldo Zanatta e Roberto Campos.

Ainda nesta quarta-feira , o Havaí sagrou-se campeão nas provas femininas de V12 500m master, V12 500m sênior master e V12 500m golden master. A Nova Caledônia levou o título no V12 50m master masculino. Além de disputas por equipes, foram realizadas também provas eliminatórias de V1 (canoa individual).

Patrocinado pelo BNDES e com apoio do Sistema Unimed e Seguros Unimed, o Mundial terá no total 61 finais de provas individuais (V1) e por equipes (canoas para seis e 12 competidores) durante os quatro dias de disputas. As cinco maiores delegações são as seguintes: Brasil, com 262 atletas; Nova Zelândia, com 98; Havaí, 93; Taiti, 75; e Austrália, 37.

DESTAQUES – Nesta quinta-feira (dia 14), segundo dia de disputas, os destaques do Brasil são Ana Carolina Covas Pereira e Reginaldo William Birkbeck, que ganharam suas baterias no V1 500m open e irão disputar as semifinais da competição. O Brasil terá ainda 24 equipes brigando por medalhas no V6 (canoa para seis competidores).

REMO – No domingo, último dia do Mundial de Va´a, o SporTV transmitirá ao vivo a competição a partir das 10h. A abertura da transmissão será com uma disputa de remo entre tradicionais clubes cariocas (Flamengo, Vasco, Botafogo e Guanabara) nas provas de Skiff feminino e Oito Com masculino.

Sobre o BNDES – Principal financiador de longo prazo da economia brasileira há 62 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Também apoia investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, Atua por meio de financiamento, participação em empresas e apoio não reembolsável a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o Banco já desembolsou R$ 14 milhões para a modalidade, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Sobre a Unimed do Brasil – Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.

Sobre a Seguros Unimed – A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, formado por 360 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 19 milhões de clientes em todo o Brasil. A Seguros Unimed em números: 800 colaboradores; 25 Escritórios Regionais; 6 milhões de Clientes; R$ 1,5 bilhão de faturamento – crescimento de 27,2% em relação a 2012. A Seguros Unimed está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 10ª em Vida, 16ª em Previdência Privada e 12ª em Odonto. Em 2013, iniciou suas atividades em seguros patrimoniais.

SERVIÇO
Campeonato Mundial de Va´a – Agenda
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais (V1) e por equipes (V6 e e V12), a partir das 9h.
Local: Estádio de Remo da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 1.424, Rio de Janeiro).
Entrada franca

Fonte: CBCa