Primeira medalha dos canoístas brasileiros veio no K4 1000m Masculino. Brasil ainda se classifica para mais três finais da competição
O K4 1000m Masculino do Brasil mostrou que continua forte em Pan-americanos. Depois do ouro em 2007 no Rio de Janeiro e o bronze em 2011 em Guadalajara, a embarcação brasileira conquistou a medalha de prata neste domingo (12) nos Jogos Pan-americanos Toronto 2015. Os brasileiros Roberto Maehler, Vagner Souta Junior, Celso Dias de Oliveira Junior e Gilvan Bitencourt Ribeiro terminaram a prova com o tempo de 3:01.869, muito próximos dos cubanos que fizeram a prova em 3:01.744. O bronze ficou com a Argentina com o tempo de 3:02.079.
“Entramos num ritmo perfeito na prova e desde a largada sabíamos que conquistaríamos uma medalha. Estamos muito felizes”, comemorou Roberto. Já Gilvan ressaltou o fato do Brasil sempre brigar por medalhas no K4. “Há doze anos estamos sempre entre os três melhores barcos da América e hoje provamos isso mais uma vez”, ressaltou.
Celso destacou o trabalho realizado pelo técnico Rui Fernando até o Pan. “A equipe sempre trabalhou focada lá em Curitiba (Centro de Treinamento), sabendo que podíamos conquistar um bom resultado aqui no Pan”, relembrou. O estreante na tripulação, Vagner, comemorou a experiência dos seus colegas. “Sem palavras remar com esses caras. A experiência deles foi fundamental para a medalha”, finalizou.
A conquista marca a primeira medalha brasileira na Canoagem Velocidade em Toronto. Ainda neste domingo foram disputadas as provas eliminatórias e semifinais do K1 200m Masculino, C1 200m Masculino e K1 200m Feminino.
Brasileiros garantem vagas para as finais
Edson Isaias Freitas da Silva foi o primeiro brasileiro a se classificar diretamente para a final com a conquista do 3o lugar da eliminatória 1 do K1 200m Masculino. Edinho disputa a final no dia 14 às 9h25 da manhã no horário local (-1 em relação à Brasília).
Já Isaquias Queiroz sobrou em sua eliminatória frente aos adversários e garantiu vaga na final ao chegar em 1o lugar da eliminatória 1 do C1 200m Masculino. O baiano disputa a final dia 14 às 9h35.
Edileia Matos dos Reis garantiu a vaga para a final do K1 200 Feminino ao chegar na semifinal e garantir a 3a colocação da prova. A brasileira disputa a final dia 14 às 10h40.
Amanhã será um dia cheio para o Brasil na Canoagem Velocidade e a possibilidade de mais medalhas é grande. Acontecem cinco finais no Pan de Toronto. A primeira será no K1 1000m Masculino com Celso Dias de Oliveira Junior, seguido por Isaquias Queiroz no C1 1000m Masculino, prova em que o brasileiro enfrenta o ídolo canadense Mark Oldershaw. Isaquias também disputa a final do C2 1000m Masculino remando em companhia de Erlon de Souza. Na final do K2 1000m Masculino tem os brasileiros Celso Oliveira e Vagner Souta e no K1 500m Feminino com Ana Paula Vergutz.
Acompanhe o cronograma de provas e os resultados no link: