Brasil, o paraíso dos esportes aquáticos


Nem tudo é futebol no Brasil. Os cenários aquáticos são perfeitos para os mais diversos esportes neste país: mar, lagoas e rios nos oferecem um amplo leque de possibilidades para a prática de esportes em estreita ligação com nossas riquezas naturais.

Nem todos os países do mundo podem se orgulhar de ter 7.500 quilômetros de litoral como o Brasil. A imensidão do nosso território e as suas mais de 2 mil praias (entre elas muitas consideradas entre as mais belas do planeta), permitem-nos explorar e desfrutar ao máximo as diferentes modalidades desportivas e também o turismo de aventura, que cresce ano a ano entre os habitantes locais e turistas.

A evolução dos esportes náuticos está ganhando força no Brasil, e isso traz consigo o crescimento do turismo, e também o nascimento de grandes craques do esporte. 

Podemos fazer uma revisão daqueles esportes que estão ganhando muita importância nesse sentido e seus lugares privilegiados para sua prática.

O mergulho em águas claras

Se tivéssemos que fazer apostas, Brasil ganha como um dos melhores lugares para mergulhar. Para praticar esse esporte no Oceano Atlântico, você pode encontrar destinos magníficos como Bombinhas em Santa Catarina, ou no litoral do estado do Rio de Janeiro, onde existem lugares maravilhosos como Parati, Angra dos Reis, Arraial do Cabo ou Ilha Grande, entre outros.

A força do vento para o kitesurf

É um esporte de deslizamento que consiste no uso de uma pipa (kite, em inglês), que puxa o atleta por quatro ou cinco cabos e é presa ao corpo por um arnês, permitindo deslizar sobre a água em uma placa.

Este esporte vem ganhando popularidade rapidamente por todas as partes do mundo. A prática dessa disciplina está sujeita a diversos fatores, como o vento, a temperatura da água, um clima temperado, quase quente, por isso o Brasil tem cenários perfeitos para sua prática.

Um dos principais destinos do kitesurf é o estado do Ceará, localizado na região nordeste do Brasil. Entre agosto e dezembro, os ventos são mais fortes e constantes com velocidade média de 16 km/h, situação que torna o desenvolvimento dos esportes à vela ideal.

Você quer água doce? Tem rafting

O município de Brotas, localizado no estado de São Paulo, é reconhecido por sua especialização no desenvolvimento do turismo de aventura, pois tem aproveitado para a prática o grande potencial de seus dois principais rios, Jacaré-Pepira e Río del Lobo.

Já no município de Tibagi, que fica no Parque Guartelá (Paraná), é possível praticar rafting no cânion do Rio Lapó. Possui cachoeiras e corredeiras, terminando nas paredes do cânion; uma aventura que pode durar mais de quatro horas na água.

O paraíso para surfar

Para a prática desse esporte, São Sebastião fica perto, a 200 km da capital paulista, e possui várias praias que se destacam por seus atrativos “tubos”. Guarujá, próximo a Santos, também é uma alternativa para surfistas paulistas.

Outra sugestão é conhecer as ondas grandes em Itacoatiara, Niterói (Rio de Janeiro). Mais ao norte, Saquarema e Cabo Frio também são famosos por sua atividade no estado.