Brasil se despede do Mundial na Austrália com bons resultados


Depois do ouro ontem no K1, Ana Sátila chegou hoje em 4º lugar no C1 Feminino Junior. Mundial de 2015 acontecerá, em abril, em Foz do Iguaçu, Paraná

unnamed (1)No último dia de disputas do Campeonato Mundial de Canoagem Slalom Junior & Sub-23 a jovem Ana Sátila fez mais uma bela prova da evoluvação da Canoagem Brasileira e chegou à final do C1 Feminino Junior demonstrando muita versatilidade após garantir, ontem, o ouro no K1. Hoje ela foi a mais rápida na prova com 126.33 segundos, mas por causa de algumas penalidades o seu tempo oficial subiu para 136.23 deixando a brasileira em quarto lugar. A mato-grossense mostra evolução a cada dia e segue como uma das grandes esperanças da Canoagem Brasileira para o Rio 2016.

Neste domingo outros brasileiros também participaram das semifinais do Mundial que aconteceu em Penrith, na Austrália. Leonardo Curcel e Charles Corrêa disputaram o C1 Masculino Sub-23 e obtiveram o 25º (118.82) e o 30º (169.91) lugares, respectivamente. No C1 Masculino Junior, Maicon Borba completou a prova em 121.41 segundos ficando em 17º lugar. O outro representante brasileiro na prova, Marcelo Nereu, terminou em 20º com o tempo de 128.10 segundos. Nenhum desses atletas conseguiu classificação para as finais.

Guille Diez-Canedo, auxiliar técnico da Canoagem Brasileira que está na Austrália fez uma avaliação da competição. “Fizemos um grande resultado no geral com seis finais e um título mundial. Qualitativamente também houve um salto. Os meninos mais experientes mostraram aos mais novos como serem mais profissionais. Isso afeta a equipe toda. O esforço foi de todos e muito alto. Por isso, hoje, todos podem se considerar campeões”.

Prova por equipes

Nas provas por equipes, onde três embarcações descem o trajeto em sequencia valendo o tempo do conjunto de cada país, o Brasil ficou em sétimo lugar geral na disputa por equipes no C1 Masculino Sub-23 (121.65) e no C1 Masculino Junior (não terminaram a prova).

unnamed

O Mundial

Foram cinco dias de intensas disputas entre os canoístas da nova geração mundial da Canoagem Slalom. O Mundial Junior & Sub-23 realizado no Penrith Whitewater Stadium contou com a presença de mais de 350 atletas representando 31 países. O Brasil participou com 16 canoístas. Além da medalha de ouro de Ana Sátila, o país conseguiu o quinto lugar no C2 Masculino Sub-23 com a dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira. Pelo K1 Masculino Sub-23 o atleta Pedro Henrique Gonçalves ficou em nono. Já no C2 Masculino Júnior duas duplas de estreantes em Mundiais conseguiram chegar à final: Maicon Borba e Carlos Eduardo ficaram em sétimo lugar a outra dupla formada pelos gêmeos Wallan e Welton de Carvalho conquistaram a nona posição.

2015 é no Brasil!

O país enviou uma grande delegação para a Austrália com o objetivo de buscar bons resultados na Oceania e com o propósito de adquirir mais experiência frente ao Mundial do ano que vem que será realizado na cidade de Foz do Iguaçu, em abril de 2015.

Desde 2012 se iniciou um planejamento especial voltado para a formação de novos atletas e para a constituição do Projeto da Equipe Permanente de Canoagem Slalom. Este planejamento surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) com o fundamental patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e os importantes apoios da Itaipu Binacional, Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Site Oficial: www.penrith2014.com

Resultados arquivos: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos_id/634

Resultados online: http://penrith2014.worldchampionships.events.slalom.canoeicf.com/live-results

Facebook: https://www.facebook.com/Penrith2014

Fonte: CBCa