Brasil tem equipe formada para o Campeonato Mundial de Va’a em agosto


Trinta e nove atletas em canoas individuais (V1) e 36 equipes (canoas de V6) confirmaram, neste fim de semana, suas vagas para o Mundial

VA'A

Trinta e nove atletas em canoas individuais (V1) e 36 equipes (canoas de V6) confirmaram, neste fim de semana, na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, suas vagas para o Campeonato Mundial de Va´a (canoa polinésia), de 12 a 17 de agosto, também no Rio. A Seletiva Brasil, com patrocínio do BNDES e apoio da Unimed do Brasil e da Unimed Seguros, contou com a participação de cerca de 250 competidores, de sete estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Alguns destaques da Seletiva Brasil foram o baiano Reginaldo Birkbeck, classificado na V1 (canoa individual) 500m open masculino; e os atletas paraolímpicos Luiz Carlos Cardoso, do Piauí, que garantiu vaga no V1 200m A masculino e no V1 200m TA masculino, e o carioca Caio Ribeiro, no V1 200m LTA.

Segundo o presidente da Federação Internacional de Va´a, Charles Villierme, que acompanhou a Seletiva Brasil, o Rio está apto para sediar o Mundial. “Temos alguns ajustes a fazer até agosto. Mas a Lagoa Rodrigo de Freitas é um cenário perfeito, já sediou competições pan-americanas e vai ser o palco dos Jogos 2016. O Mundial tem tudo para ser um sucesso de desenvolver ainda mais a modalidade no Brasil, que é o principal país praticante de Va´a na América do Sul”, afirmou o dirigente.

Em família

2416-gr-2-6-2014-09-55-24O baiano Reginaldo William Birkbeck, de 23 anos, do clube Rio Va´a, que garantiu a vaga para o Mundial na categoria V1 500m open. Reginaldo também viu sua mãe adotiva, a inglesa Victoria Mary Birkbeck, de 62 anos, confirmar sua participação no Mundial na V1 500m sênior master. Mais do que um programa em família, uma prova de que o Va´a é uma modalidade para todas as idades, sem contra-indicação.

Apontado pelos adversários como um candidato ao pódio no Mundial, em agosto, Reginaldo tem uma história de vida curiosa. Ele foi adotado por Victoria quando tinha 12 anos, com a autorização de seu pai biológico. A mãe do atleta faleceu quando ele tinha 8 anos. Reginaldo, na época, foi trabalhar na casa de Victoria, que não tinha filhos e sonhava em adotar uma criança. Após todo o processo legal, a inglesa adotou Reginaldo e sua irmã caçula, Rosângela.

– Eu comecei a praticar canoagem aos 17 anos. Trouxe a minha mãe para o esporte. Ela é um estímulo e uma inspiração”, conta orgulhoso, lembrando que Victoria sagrou-se vice-campeã sul-americana sênior master, na Argentina, em 2012.

Sobre a possibilidade de brilhar no Mundial do Rio, em agosto, Reginaldo, que disputou o Mundial de 2012, no Canadá, prefere ser cauteloso. “Posso garantir que vou dar o meu melhor”, disse.

Caio confirma favoritismo

Entre os atletas paraolímpicos, o carioca Caio Ribeiro, de 28 anos, ficou com a vaga na prova V1 200m LTA. A sua meta é repetir, no Mundial do Rio, a medalha de ouro conquistada no Campeonato Mundial da Alemanha, em 2013. Para isso, terá que correr contra o tempo, já que vem fazendo um trabalho intenso de fisioterapia para se recuperar de uma lesão no cotovelo. “Sei de todas as dificuldades que terei pela frente, mas estou focado. Além de estar competindo em casa, tenho a responsabilidade de ser o atual campeão mundial. A pressão é grande, mas a vontade de subir ao pódio, também”, comentou Caio, integrante do Rio Va´a, que perdeu a perna esquerda em um acidente de moto há três anos.

RESULTADOS ATLETAS CLASSIFICADOS PARA O MUNDIAL NA CANOA INDIVIDUAL

V1 200m A paracanoagem masculino
1. Luis Carlos Cardoso
2. Luciano Fachini
3. João Guilherme Veiga da Silva

V1 200m paracanoagem feminino
1. Debora Benivides
2. Tamara Oliveira
3. Aline Lopes

V1 500m cadete masculino
1. Thomas Burlon
2. Caio Barbosa
3. Igor Surerus

V1 500m junior feminino
1. Sarah de Freitas
2. Rebecca Salles
3. Fernanda Guimarães

V1 500m sênior master masculino
1. Celso Filetti
2 . Marcelo Depardo
3. Carlos Augusto Mendes

V1 500m sênior master feminino
1. Sara dos Santos
2. Victoria Birkbeck
3. Regina Destefani

V1 500m open masculino
1. Reginaldo Birkbeck
2. Rafael Andrade
3. Murilo Pinheiro

V1 500 open feminino
1. Dayone Rossi
2. Ana Carolina Pereira
3. Andressa Prado

V1 500m master masculino
1. Carlos José Ribeiro Filho
2. Jorge Freitas
3. Leonardo Santi

V1 500m master masculino
1. Alice Moreno
2. Alisa Lalôr
3. Cristiana Franco

V1 500m júnior masculino
1. Marco Antônio Correa
2. Saulo Quirino
3. Davi Macedo

V1 200m paracanoagem TA masculino
1. Luis Carlos Cardoso
2. Luciano meirelles
3. Marcelo Santos

V1 200m paracanogem LTA masculino
1. Caio Ribeiro
2. Guilherme Gomes
3. Francisco Costa

Texto: Atitude no Esporte
Foto: Divulgação/Atitude no Esporte/Ricardo Levi