Início do Campeonato Brasileiro de Slalom em Foz do Iguaçu


Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom reúne mais de 100 atletas de todo o país

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom

Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom

Começou nesta sexta-feira (28), o Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom, no Canal Itaipu em Foz do Iguaçu/PR. Com mais de 100 participantes o dia já teve os primeiros premiados. Foram realizadas as provas da segunda divisão de K1, C1 e C2 Masculino e Feminino nas categorias Iniciante, Menor e Júnior fechando o dia com 16 pódios. Neste sábado (29), iniciam as disputas na 1ª divisão, as disputas contarão com os atletas olímpicos na água. O evento é considerado o mais importante do calendário nacional por valer o dobro da pontuação no ranking nacional, que define os atletas contemplados pelo Bolsa Atleta.

A categoria iniciante teve dobradinha no pódio do K1 e C1 Masculino, o paulista José Souza da APEN (Associação Pirajuense de Esportes Náuticos) no lugar mais alto, seguido pelos paranaenses Wesllen Souza do IMEL (Instituto Meninos do Lago) e Allan Ferreira da ÁTICA (Associação Tibagiense de Canoagem). Já nas duas provas no Feminino a atleta Daniela Sofia do IMEL, foi a grande vencedora.

Pela disputa da categoria Menor, com atletas de até 14 anos, Lucas Moreton da ASCAPI (Associação de Canoagem e Piracicaba) levou dois ouros pelo K1 e C1 Masculino Menor e Sabrina Bueno da APEN foi a vencedora do C1 e K1 Feminino. No C2 Masculino Menor, Lucas Moreton, agora ao lado de Vinicius Assarice ambos da ASCAPI, garantiram mais uma medalha de ouro, no C2 Feminino a dupla Gabriele Santos e Maria Schlikman do IMEL foram as vencedoras.

A categoria júnior teve os resultados mais variados: Gabriel Barbosa foi o vencedor do K1 Masculino de Piraju/SP, já o iguaçuense Leandro Binotto garantiu o ouro no C1 Masculino a dupla Vinicius Silva e Diogo Dias de Três Coroas/RS foi a vencedora do C2 Masculino.

No feminino a atleta Poliana Sofia do IMEL foi a vencedora do K1 Feminino Júnior, a jovem soma 13 medalhas na sua carreira de apenas um ano. “A canoagem é um esporte, uma diversão para mim. Era uma experiência, vendo os mais velhos o que eles faziam nas pistas e agora eu tento fazer como eles”, diz. Laura Haslavanter foi a campeã no C1 Feminino Júnior e a dupla Natasha Ribeiro e Thamires Ribeiro foi a vencedora do C2 Feminino Júnior.

De acordo com Antônio Pinto, diretor técnico de Canoagem Slalom as provas da segunda divisão servem como preparação para a nova geração de atletas. “É importante ver que as associações esportivas estão investindo bastante na base e que o campeonato é um termômetro da evolução da Canoagem Brasileira para o futuro”.

Sábado com importantes competições

Contando com as estrelas da Canoagem Slalom o sábado promete muito agito e boas disputas nas águas do Canal Itaipu, serão realizadas as classificatórias do K1 e C1 Masculino e Feminino além do C2 Masculino. Os canoístas olímpicos Pepe Gonçalves, Charles Corrêa, Anderson Oliveira, Felipe Borges e Ana Sátila tentarão manter o favoritismo mas terão bons competidores nas provas. “Não acho que há favoritos, por isso quero dar o meu melhor, tenho chances e vou brigar por elas”, comenta Leonardo Curcel do C1 Masculino.

As provas iniciam às 10h00 e irão até as 17h00, haverá transmissão pela internet através do canal do youtube da Canoagem Brasileira (youtube.com/canoagembrasileira). No domingo (30) a SPORTV transmitirá o evento ao vivo das 12h30 até as 14h.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom é realizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e Academia Brasileira de Canoagem (ABraCan); patrocínio oficial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE do Brasil e Itapu Binacional.