O tradicional canal “Prague Canoeing Center – Troja” é um dos locais mais utilizados para competições internacionais de Canoagem Slalom
Praga receberá a partir desta sexta-feira a 3a. Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Slalom e a equipe brasileira já está na capital da República Tcheca desde segunda-feira treinando e na expectativa pelo evento. “Estamos treinando e nos dedicando, agregando experiência a cada dia”, afirma Pedro Henrique Gonçalves, canoísta que disputará o K1 Masculino.
A dupla do C2 Masculino formada por Charles Corrêa e Anderson Oliveira na edição do ano passado conseguiu a 17º posição na categoria e espera melhorar o resultado este ano. “Vamos nos esforçar o máximo”, disse Corrêa.
Além do K1 e C2 Masculino, o Brasil também competirá no C1 Masculino e Feminino e no K1 Feminino. Os atletas brasileiros estão participando das competições graças ao apoio do COB – Comitê Olímpico Brasileiro que está custeando as viagens.
A tradicional pista de Canoagem Slalom
O canal construído no ano de 1983 pela antiga Tchecoslováquia, recebe desde 1992 provas da Copa do Mundo de Canoagem Slalom tornando-se um dos locais mais tradicionais para a prática deste esporte. O percurso de 300 metros recebe as águas vindas do Rio Vitava.
Veja aqui nesse video de Vit Vanicek como é a descida do canal:
Preparação para 2015
No próximo ano o Brasil sediará o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de Canoagem Slalom. O evento será realizado no Canal Itaipu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, local tradicional no desenvolvimento da Canoagem Slalom Brasileira e que voltará a sediar mais uma grande competição internacional da modalidade.
Neste ano, na Austrália, o Brasil apresentou bons resultados no Mundial da categoria onde participou com 16 atletas, entre eles a canoísta Ana Sátila que entrou para a história do esporte conquistando uma medalha de ouro no K1 Feminino Júnior e o 4º lugar no C1 Feminino Júnior.
Outra parte da preparação se iniciou em 2012 com a formação de atletas e a constituição do Projeto da Equipe Permanente, em Foz do Iguaçu, que surgiu graças a parceria da Confederação Brasileira de Canoagem Slalom (CBCa) e a Federação Paranaense de Canoagem (FEPACAN) no local. O patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e os significativos apoios do Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Itaipu Binacional também são fundamentais para o crescimento da Canoagem Slalom Brasileira.
Site Oficial do evento: http://www.slalomtroja.cz
Fonte: CBCa