Gustavo Selbach Jr. e Denis Quellis tiveram o mesmo tempo de prova e continuam na disputa.
Um empate garantiu dois brasileiros na semifinal do C1 Masculino Júnior. Gustavo Selbach Júnior e Denis Quellis tiveram o mesmo tempo final, 99.96 segundos na segunda descida da classificatória da prova. Selbach Júnior teve o menor tempo, mas tomou quatro penalidades, Quellis apenas duas. A briga era pela 30ª vaga na semifinal, mas após uma solicitação formal ao regulamento o Brasil garantiu a vaga de Quellis, e a semifinal passará a ter 31 competidores. “Um empate que classifica um atleta a mais acontece algumas vezes, mas acho que nunca tinha visto isso acontecer com dois atletas do mesmo país”, comenta o auxiliar técnico Guille Diez- Canedo.
“É um momento que eu nunca mais vou esquecer, porque eu estava fora, eu senti o gosto da derrota e logo depois estava classificado”, comenta Denis Quellis, o atleta beneficiado com a solicitação. Já Gustavo Selbach Júnior, que leva no nome uma inspiração e um legado, seu pai fez história na década de 90 para a Canoagem Slalom brasileira, busca fazer sua própria carreira. Este é o seu segundo Mundial e também a segunda vez que garante vaga em uma semifinal. “Peguei na última vaga, foi uma ‘peleia’, não fui tudo o que eu esperava, mas eu avalio que fiz uma boa prova” comenta o canoísta. Júnior e Denis entrarão na água no próximo sábado (16). Já na prova pelo C1 Masculino Sub-23 nenhum dos três brasileiros conseguiu garantir vaga para a semifinal.
Nesta quarta-feira acontecem as provas do K1 Masculino, nas categorias Júnior e Sub-23 e no C1 Feminino, também nas categorias Júnior e Sub-23. Às 05h02, horário de Brasília, o primeiro atleta brasileiro fará sua descida. As provas estão sendo transmitidas ao vivo pelo Youtube através do link: youtube.com/planetcanoe.
O evento conta com 371 atletas de 26 países, o Brasil está com uma delegação de 18 canoístas mais seis profissionais da equipe técnica, a competição irá até próximo domingo (17).