Para o time de 19 atletas brasileiros que embarcam rumo ao Tahiti nos próximos dias, o Campeonato Mundial começou muito antes da data prevista
Uma corrida contra o tempo, disputa acirrada com grandes empecilhos, ter que tirar forças de onde não imaginar, remar contra a maré… parece até cenário de uma competição, cheia de dificuldades e desafios, mas foi esse cenário que muitos atletas dos 19 que foram convocados para o Time Brasil da Canoagem Oceânica encontraram na preparação para disputar o Mundial, no Tahiti.
Os 19 nomes escolhidos para participar do Mundial da modalidade vieram através do ranking 2014 onde usamos o Campeonato Brasileiro e a Copa Brasil. Do Campeonato Brasileiro veio a primeira vaga e da Copa Brasil, que em 2014 foi um circuito de 3 etapas, veio a segunda vaga. Além disso convocamos os suplentes para caso os dois principais não possam participar mas espantosamente quase todos atletas confirmaram sua ida ao Tahiti e eu, Jefferson Sestaro, supervisor da modalidade Oceânica, estou muito orgulhoso da equipe que formamos.
Eu acredito que o Brasil tem reais chances de medalhas pois temos atletas muito bem preparados para essa disputa. O atual campeão brasileiro 2015 na categoria Junior João Pedro Schiavinato da Silva e o Ariel Alves de Souza estão fortes e focados. Na categoria sub23 temos o atual vice-líder do ranking Luíz Wagner Pecoraro e Gabriel Pereira Monteiro de Oliveira que vem tendo grande expressão no ranking nacional.
No Open, temos o atleta Carlos Augusto Pimenta de Campos – Guto Campos, que já disputou Jogos Olímpicos além do Alexandre Felipe Ferreira que também briga pelo título nacional. No feminino grandes chances de medalhas para Carmen Lúcia da Silva, que foi vice-campeã mundial em 2013 e Carina Faggiani que retorna ao cenário da Oceânica.
Além dos atletas citados acima, gostaria de dar grande destaque também para os atletas de categorias Masters que disputarão o mundial. José Antonio da Silva, atual campeão brasileiro 2015 da Classe Oceânica, Victor dos Santos Perdigão, vice-líder na Master B.
Márcio dos Santos Perdigão, que apesar de disputar a Master C, é o atual 4º lugar do Top 10 brasileiro, e Sylvio Otávio Baptista de Carvalho, atual líder da Master D. Manoel Benedito de Carvalho e Antonio Roberto Penatti, figuram entre os atletas que disputam a liderança de suas categorias, bem como José Carlos de Souza e Antonio Carlos Rodrigues Lins, ambos com mais de 60 anos de idade! Orgulho para todos nós. Os atletas que fecham a delegação brasileira são Dennis Leite Simões, Marcelo de Oliveira Lins e Victor Cesar Levy.
Gostaria de expressar minha gratidão aos atletas que irão ao mundial, por esses não terem medidos esforços para conseguir recursos de todas as maneiras para custear sua ida ao Mundial. Houveram recursos oriundos de prefeituras, rifas, eventos, apoio coletivo, de diversas maneiras para que levássemos o nome do nosso país ao evento máximo da modalidade e quem sabe nossa bandeira ao local mais alto do podium.
Todos que estão embarcando nesta e na próxima semana já são campeões. Todos que apoiaram esses atletas são campeões.
Tenho muito orgulho de todos! Desejo que aproveitem ao máximo essa viagem para conhecer novas culturas, trocar experiências com outros atletas, ver a organização de um evento mundial e obviamente fazer lobby para que possamos conquistar a oportunidade de sediar o próximo mundial, previsto para 2017!
Muito obrigado TIME BRASIL de CANOAGEM OCEÂNICA!