Campeão Mundial em Moscou, Luis Carlos briga pelo ouro neste sábado no Va’a Rio 2014


Uma verdadeira maratona. Assim tem sido a vida do canoísta paraolímpico Luis Carlos Cardoso, de 29 anos, natural de Picos, no Piauí.

unnamed-1Depois de conquistar o título no Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, em Moscou, na Rússia, no último dia 6, o atleta já está no Rio de Janeiro para a disputa de mais uma medalha. Neste sábado (dia 16), dez dias depois do ouro, Luis tentará chegar novamente ao lugar mais alto do pódio no Campeonato Mundial de Va´a, que está sendo disputado na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade. Ele disputará as provas de V1 200m A, a mesma em que garantiu a medalha em Moscou, e a V1 200m TA, da qual não foi finalista.

“Tem sido uma rotina desgastante. Mas, por outro lado, é sensacional poder representar o país em dois mundiais tão importantes e ainda conquistar medalhas. Em Moscou fraturei a costela na prova de TA (atletas que movimentam o tronco e os braços), antes da conquista do ouro, na A. Felizmente consegui me superar. Ainda sinto um pouco de dor em função da fratura, mas estou muito motivado”, afirma Luis, que, nesta sexta-feira (dia 15), após treinar, esteve no Estádio de Remo da Lagoa, ponto de largada e chegada das disputas do Mundial de Va´a.

O que Luis mais tem feito nos últimos dias é escala em aeroportos. Antes do Mundial na capital russa, passou 20 dias em treinamento na Hungria, país de origem de seu treinador, Akos Angyl. Seguiu para a Rússia e, na última segunda-feira, desembarcou em São Paulo, seguindo para São Bernardo do Campo, onde mora. Agora no Rio, que será também o local das provas dos Jogos Paraolímpicos de 2016, já sonha em conquistar uma medalha na competição daqui a dois anos. “Esse é o meu objetivo maior”, diz, lembrando que o Va´a paraolímpico será uma modalidade estreante no programa dos Jogos.

unnamed-2

Ex-dançarino e coreógrafo do cantor Frank Aguiar, Luis Carlos viu sua carreira nos palcos interrompida por conta de uma infecção na medula, causada por um parasita, que o deixou paraplégico. O diagnóstico foi feito em 2009, ano em que também perdeu sua mãe, Terezinha. De lá para cá, a canoagem tem sido a sua maior motivação. Além do título mundial em Moscou, Luis soma em seu currículo o vice-campeonato mundial de paracanoagem velocidade na Polônia, em 2012, e o título no Campeonato Pan-Americano, naquele mesmo ano, no Rio de Janeiro.

OUTRAS DISPUTAS DE SÁBADO

No terceiro dia de competições no Mundial, nesta sexta-feira (dia 15), os canoísta Reginaldo Birkbeck e Caio Ribeiro não tiveram sucesso na semifinal de V1 500m open masculino e estão fora da final. Caio, campeão mundial (Alemanha-2013), tem a perna amputada e competiu nesta prova com atletas convencionais.

Neste sábado (dia 16), Caio e Guilherme Borrajo disputarão a final do V1 200m LTA (prova para atletas com movimento de tronco, braços e pernas). Entre os atletas convencionais, Celso Filetti estará na final dos V1 500m sênior master. Os brasileiros participarão, no total, de 18 finais de provas de V1 (canoa individual) e V6 (seis competidores).

TRANSMISSÃO AO VIVO – Realizado pela primeira vez na América do Sul, o Campeonato Mundial de Va’a do Rio terá transmissão ao vivo das finais de domingo (17) pelo canal SporTV, das 10 às 12h. A transmissão vai iniciar com uma disputa de remo, reunindo clubes do Rio, nas provas de skiff feminino e Oito Com masculino. Na sequência, haverá as finais do Va’a.

Sobre o BNDES – Principal financiador de longo prazo da economia brasileira há 62 anos, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços, oferecendo condições especiais para micro, pequenas e médias empresas. Também apoia investimentos em educação, saúde, agricultura familiar, saneamento básico e transporte urbano, Atua por meio de financiamento, participação em empresas e apoio não reembolsável a projetos sociais, culturais e tecnológicos. Patrocinador oficial da canoagem brasileira desde 2011, o Banco já desembolsou R$ 14 milhões para a modalidade, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

Sobre a Unimed do Brasil – Fundada em 1975, a Confederação Nacional das Cooperativas Médicas do Brasil – Unimed do Brasil é a maior cooperativa médica do mundo. Por meio de uma política comum, a Unimed do Brasil integra 360 cooperativas espalhadas em todo o país. Os princípios cooperativistas na valorização do trabalho médico fazem da Unimed a maior rede de assistência médica do país, com mais de 110 mil médicos cooperados ativos, que atendem mais de 19 milhões de clientes em 83% do território nacional.

Sobre a Seguros Unimed – A Seguros Unimed iniciou suas operações em 1989, com o objetivo de atender as demandas do Sistema Unimed, f ormado por 360 cooperativas, 110 mil médicos cooperados e 19 milhões de clientes em todo o Brasil. A Seguros Unimed em números: 800 colaboradores; 25 Escritórios Regionais; 6 milhões de Clientes; R$ 1,5 bilhão de faturamento – crescimento de 27,2% em relação a 2012. A Seguros Unimed está entre as maiores do setor, sendo a 4ª em Saúde, 10ª em Vida, 16ª em Previdência Privada e 12ª em Odonto. Em 2013, iniciou suas atividades em seguros patrimoniais.

SERVIÇO

Campeonato Mundial de Va´a – Agenda
De 13 a 17 de agosto – disputas individuais (V1) e por equipes (V6 e e V12), a partir das 9h.
Local: Estádio de Remo da Lagoa (Av. Borges de Medeiros, 1.424, Rio de Janeiro).
Entrada franca