O campeonato será sediado na cidade de Londrina (PR) com atletas de 9 estados brasileiros
O Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona 2015 será realizado neste fim de semana, dos dias 29 a 31 de maio, no Iate Clube da cidade de Londrina (PR). O evento que busca reunir 170 atletas, de 20 associações diferentes, para uma competição que promete unir as provas e o lazer para os visitantes. A organização está promovendo atividades como Stand Up Paddle, Slackline, bote inflável e passeios de caiaque para os presentes no evento. A competição ainda trará atrativos para os atletas como é o caso do espaço atleta que contará com um fisioterapeuta para atender os participantes durante os dias de evento.
O evento que começa na sexta feira, 29 de maio, começa com uma abertura oficial que contará com a presença de autoridades como o prefeito de Londrina, vice-prefeito e deputados. Ainda durante a sexta feira será realizado o cadastramento dos atletas e a reunião de chefes de equipe, porém as disputas começam no sábado as 8 horas da manhã.
O percurso será realizado no Lago Igapó, que tem como características as águas profundas e limpas. Os circuitos serão descritos minuciosamente na reunião de chefes de equipe, com a entrega de um croqui para um melhor entendimento. Lembramos a todos que é obrigatório o uso de colete salva-vidas para as categorias infantil, menor e canoagem adaptada; bem como o mesmo é indicado para as demais categorias. Cada entidade será responsável por suas embarcações, visto que não haverá embarcações para aluguel sob responsabilidade da organização da prova.
Além da própria disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Maratona, este evento será a única seletiva que irá definir a seleção nacional que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Canoagem Maratona, na cidade de Gyor (HUN) entre 11 e 13 de setembro de 2015. A qualificação para o Campeonato Mundial será realizada com a seleção dos dois primeiros colocados das provas K1, K2, C1 e C2 das categorias sênior e Junior masculino, K1 Sub 23 e das provas K1 e K2 das categorias Sênior e Junior feminino. O barco que chegar como terceiro colocado em cada uma das provas supracitadas será classificado como suplente, adquirindo o direito de representar o Brasil no caso do primeiro ou segundo não poder ir à competição. Entretanto, esse terceiro colocado não poderá chegar a uma diferença maior que 5 minutos após o segundo colocado.
Confira mais informações na página do evento: clicando aqui.