Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom em águas gaúchas


São esperados aproximadamente 100 atletas para o evento em Três Coroas, cidade historicamente conhecida na modalidade

SlalomUma competição em um dos locais mais tradicionais na prática da Canoagem Slalom no país será o palco, neste próximo fim de semana, do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom – 1a Divisão. As tradicionais corredeiras do Rio Paranhana, em Três Coroas (RS), são conhecidas historicamente pelos atletas da modalidade no país, sendo inclusive local onde surgiu o canoísta Gustavo Selbach, representante brasileiro nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e Atlanta (1996).

Para a canoísta Ana Sátila, maior revelação da Canoagem Slalom Brasileira nos últimos anos e costumada a treinar em canais artificiais pelo mundo, o leito do rio natural em Três Coroas pode ser mais um desafio. “Em uma pista artificial vai ser sempre a mesma água, a mesma onda, sem diferença alguma. Já na pista natural como essa muitas vezes a água abaixa ou sobe e os atletas devem se adaptar o mais rápido possível”, lembra a canoísta medalha de ouro este ano pelo K1 Feminino no Mundial Júnior e Sub-23 na Austrália.

Atletas de todo o Brasil já estão no município gaúcho de pouco mais de 20 mil habitantes. Jean Müller, atleta da categoria C1 Masculino, treina diariamente nas corredeiras do rio gaúcho, espera fazer uma boa competição e ter uma boa torcida competindo em casa. “Ver e ouvir todos meus amigos na hora que estou remando me dá muita energia. Ainda tem o fato de eu conhecer muito bem essa pista. Acho que levo uma certa vantagem”, disse o gaúcho que nas últimas duas competições realizadas no local ficou em primeiro lugar.

Jean terá bons concorrentes na mesma modalidade como os iguaçuenses Felipe Borges da Silva e Leonardo Curcel que representaram o Brasil este ano em competições internacionais. Para Felipe a expectativa é grande. “Vou lutar para fazer boas descidas”. Leonardo complementa, “Precisamos ter boas descidas e bons resultados”.

Já segundo o canoísta Pedro Henrique Gonçalves, principal atleta do K1 Masculino no país, as provas serão muito acirradas e com grande grau de disputas entre os concorrentes da categoria. “Este ano o nível está muito alto, com muitos atletas no mesmo nível. Vai ser uma prova muito bonita e disputada”, disse o jovem que espera manter o tetracampeonato consecutivo.

Na disputa do C2 Masculino, Charles Corrêa e Anderson Oliveira estão há uma semana treinando e querem manter o título do brasileiro na cidade gaúcha. “Vamos fazer o máximo para sermos tricampeões consecutivamente” ressalta Corrêa. Outra dupla, os gêmeos Wallan e Welton de Carvalho que neste ano disputaram os Mundiais Sênior nos EUA e o Júnior na Austrália, buscam fazer o melhor para fechar o ano. “Vamos tentar fazer uma boa prova” comenta Wallan.

unnamed (1)

Para Guille Diez-Canedo, auxiliar técnico da Equipe Permanente, a competição em Três Coroas tem suas adversidades. “Ela tem uma dificuldade técnica média, mais com uma beleza natural inspiradora, pois combina com as passagens de água parada com uma corrente bem definida que precisa ser bem acompanhada. Os remansos são muito marcados e as remontas são de muita qualidade”, explicou.

O Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom – 1a Divisão conta com o patrocínio do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e apoio do Sistema Unimed e Unimed Seguros. O evento será importante para a definição do Ranking Nacional que legitima o Bolsa Atleta de 2015. Por mais esse motivo, a presença de todos os canoístas dos Estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Distrito Federal estará sendo aguardada com muita ansiedade pela equipe organizadora.

Mais informações em: http://www.canoagem.org.br/evento/index/eventos_id/679