Provas da Paracanoagem começaram hoje, juntamente com disputas de 500m da Canoagem Velocidade
Neste sábado (27/09), 33 atletas subiram ao primeiro lugar do pódio do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014. Todos eles competiram nas provas de 500m de distância. Isaquias Queiroz, grande destaque brasileiro em competições internacionais, sagrou-se mais uma vez campeão brasileiro da categoria C1 500m. A competição começou na quinta-feira (25/09) e vai até amanhã (28/09). O evento reúne 401 atletas de 13 estados brasileiros no Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba (PR), nova casa da Canoagem Brasileira.
O canoísta, que já treina há nove anos, espera repetir o ouro na sua prova da C1 200m Sênior amanhã. “Já era esperado, mas é sempre bom ver o resultado do nosso esforço. Espero repetir a primeira posição amanhã, na categoria C1 200m. Vim direto das férias para o Campeonato e mesmo assim consegui a medalha de ouro”, comemora Isaquias.
As provas finais da Sênior disputadas nesta sexta-feira foram nas categorias: C1 Masculino e Feminino 500m, K1 Masculino e Feminino 500m, C2 Masculino e Feminino 500m, K2 Masculino e Feminino 500m e K4 Feminino 500m. Além destas, hoje os atletas subiram ao pódio nas seguintes categorias: três Infantil, seis Cadete, uma Júnior, seis Menor e oito da Paracanoagem. As provas de 200m acontecem no domingo.
Canoagem em Curitiba
O evento recebeu hoje a visita do prefeito da cidade, Gustavo Fruet, e do secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior. Para ele, competições esportivas como o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem são de extrema importância para o incentivo ao esporte na capital paranaense. “Estamos dando atenção às estruturas que podem ser utilizadas para a prática esportiva em Curitiba. É muito bom ter o Campeonato e toda a estrutura aqui na cidade”, declarou Fruet.
O presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, diz que a estrutura montada para a competição aqui em Curitiba é a mesma de grandes eventos que acontecem fora do Brasil. “Sem o apoio do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Esporte e da Prefeitura de Curitiba, nada disso seria possível. Em pouco tempo a cidade será a sede da Canoagem, com estrutura e atletas treinando aqui no Parque Náutico. O evento mostra que o local tem toda a infraestrutura necessária”, afirma.
“Este é o primeiro grande evento que estamos trazendo para essa nova fase do Parque Náutico do Iguaçu. Estamos estreitando as relações com a Confederação Brasileira, trazendo a seleção nacional para se fixar na cidade. Vamos estruturar um centro de treinamento e transformar Curitiba na capital da canoagem no Brasil”, informou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Aluisio de Oliveira Dutra Junior.
Paracanoagem
Atletas da Paracanoagem também disputaram o Campeonato Brasileiro em Curitiba, com oito finais hoje, nas categorias LTA, TA e A, na distância de 500m. Mais provas serão realizadas amanhã nos 200m, tanto no K1 quanto no V1. Entre os atletas que disputam a competição na capital paranaense está o tetracampeão mundial e atual campeão brasileiro, Fernando Fernandes, o campeão pan-americano Call Brynner, o campeão mundial Luis Carlos Cardoso e o vice-campeão mundial, Fernando Rufino.
O paracanoísta radicado em Curitiba, José Agmarino Coelho, tem 46 anos e foi o percussor da Paracanoagem no Parque Iguaçu, em Curitiba. Nas competições de hoje ele conquistou a prata na K1 1000m LTA e o quarto lugar no K1 500m LTA. A relação dele com os esportes começou cedo, quando perdeu a perna aos 18 anos. “Já pratiquei diversos esportes como futebol e natação, mas em 1991 entrei na Canoagem e me apaixonei pelo esporte”, conta.
Ele, além de remar, treina 16 atletas no Clube de Canoagem de São José dos Pinhais. Com a vinda do centro de treinamento dos atletas da Canoagem Velocidade para Curitiba, Coelho espera que a estrutura do Parque Náutico do Iguaçu fique ainda melhor. “Vai ser bacana brincar com os atletas da Canoagem Brasileira. Com certeza vai trazer mais visibilidade para o parque e para o esporte, além de melhorar a infraestrutura”, finaliza o competidor.
Os atletas da Canoagem e Paracanoagem participam do Campeonato Brasileiro com apoio fundamental do patrocinador oficial da Canoagem Brasileira – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro e Ministério do Esporte por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Em Curitiba, a competição tem o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA).
Resultados ao vivo: results.imas-sport.com/imas/wettkampf_116
Resultados Completos: http://www.canoagem.org.br/evento/resultados/eventos _id/683
Listas de largadas: http://www.canoagem.org.br/evento/pagina/nome/startlist/ paginas_id/1000/eventos_id/683
Serviço
Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2014
Local: Parque Náutico do Iguaçu – Avenida Marechal Floriano Peixoto, s/n, Alto Boqueirão, Curitiba.
Período e horário: 25 a 28 de setembro, das 8h às 18h.
Organização e supervisão: Academia Brasileira de Canoagem (AbraCan) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Apoio: Prefeitura Municipal de Curitiba, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), e Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA)