Campeonato Mundial de Caiaque Pólo chega ao fim


Competição contou com a presença de 24 países competindo em 4 categorias diferentes

Campeonato Mundial de Caiaque Pólo

Campeonato Mundial de Caiaque Pólo

Depois de cinco dias de disputas intensas, o Campeonato Mundial de Caiaque Pólo terminou. Realizado em Siracusa, na Itália, o Campeonato contou com a participação de mais de 24 países, entre eles grandes potências da modalidade como França, Alemanha, Holanda e a própria Itália.

Entre tantos países tradicionais no esporte o Brasil, único país sul-americano da competição, se dirigiu para a Itália, com o objetivo de conseguir bons resultados e ganhar experiência no maior evento da modalidade. A competição contou com 24 seleções participando de quatro categorias: Sênior Masculino e Feminino, e Sub-21 Masculino e Feminino. O Brasil teve representantes apenas na categoria Sênior Masculino.

Na primeira fase apenas os dois primeiros colocados de cada grupo passavam de fase e continuavam na disputa por medalhas, os outros dois integrantes do grupo iam para as disputas de 13º até 24º. A seleção brasileira teve como seus primeiros adversários Bélgica, Estados Unidos e Itália, respectivamente. Na primeira partida o Brasil sofreu uma derrota de 7×2 para o time belga, mas se recuperou e venceu os americanos no mesmo dia, por 4×1. No segundo dia de disputas o Brasil perdeu para os donos da casa por 6×3, o que os eliminou da briga por medalhas.

Na segunda fase o Brasil caiu no grupo R, composto por Finlândia, Canadá, África do Sul, Rússia e Irlanda. Os brasileiros fizeram uma boa segunda fase, 2 vitórias (7×2 contra a Finlândia e 4×3 contra a África do Sul), 2 empates (3×3 contra o Canadá e a Irlanda) e apenas uma derrota (1×4 para os alemães), esse retrospecto colocou o Brasil na disputa pela 19ª posição, em partida única contra a seleção da Suécia. Em um jogo apertadíssimo os suecos venceram os brasileiros pelo placar de 2×1, deixando os brasileiros na 20ª colocação do campeonato. Os anfitriões foram os campeões, com a França levando a prata e a Espanha o bronze. Na categoria Sênior Feminino a equipe neozelandesa foi a campeã, Alemanha em segundo e França em terceiro. No Sub-21 Masculino a seleção da Grã-Bretanha garantiu o ouro, com os alemães em segundo lugar e os italianos conquistando o bronze. Já no feminino as alemãs venceram a competição, com a equipe polonesa em segundo lugar e a Nova Zelândia em terceiro.

“A equipe se dedicou e se concentrou muito para o Campeonato, mas infelizmente o nível brasileiro ainda é um pouco inferior ao europeu. Com mais tempo de treinamento e mais experiência com certeza os resultados irão melhorar muito, quem sabe até lutar pelo título mundial, em breve” comenta Leonardo Colomera, supervisor do Caiaque Pólo e integrante da seleção brasileira.

A equipe brasileira retorna para o Brasil e já começa a se preparar para o Campeonato Sul-americano, que acontece no final de novembro, em Buenos Aires, na Argentina.

Site oficial do evento: http://www.canoepolosyracuse2016.com