Começou nos Emirados Árabes Unidos o Campeonato Mundial de Rafting R4


Competição reúne mais de 20 países e é o maior evento da modalidade já realizado no Oriente Médio

Campeonato Mundial de Rafting R4

Campeonato Mundial de Rafting R4

Começou nesta segunda-feira (31/10) o Campeonato Mundial de Rafting R4 na cidade de Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos. Atletas de 28 países estarão presentes e o Brasil participa em todas as categorias menos na Master. Ao todo são 27 atletas brasileiros de 5 equipes das categorias Open, Sub-23, Sub-19 Masculino e Feminino. Este é o primeiro evento da modalidade a ser realizado na história do país e é o maior já realizado no Oriente Médio.

O evento que teve sua primeira realização em 1989 no Rio Chuya, na Sibéria adotou o seu formato atual em 2010, quando passou a ser organizado pela Federação Internacional de Rafting. A partir deste ano o evento tem realizando alternadamente ao Campeonato Mundial de Rafting R6, a cada dois anos. No formato atual da competição as equipes competem em quatro estilos (Sprint, Head to Head, Slalom e Downriver), o time com maior pontuação geral nos quatro estilos se torna campeão.

Desde que este formato atual foi adotado o Brasil apresenta um ótimo retrospecto. Em 2010, no evento realizado em Zoetermeer, na Holanda, o Brasil conquistou uma medalha de prata. Na edição seguinte realizada em Ceske Budejovice, na República Tcheca em 2012, o Brasil garantiu um bronze. Já na última edição, realizado no Canal Itaipu em Foz do Iguaçu – PR, os atletas brasileiros fizeram valer o fator casa e dominaram o evento: foram 6 medalhas de ouro e uma de bronze.

Rebeca Fernandes, Supervisora da modalidade junto à CBCa se mostra confiante no desempenho dos atletas brasileiros na modalidade “As expectativas são sempre positivas, as cinco equipes são formadas por duas associações muito importantes no Brasil, que mantém treinamentos na maior parte do ano e não poupam em qualificação dos atletas. Por esse motivo e pela sede de competição e títulos dos atletas acredito que teremos atletas brasileiros no pódio” comenta.

A competição está sendo realizado no primeiro canal artificial do Oriente Médio, o Wadi Adventure e acontece até o dia 5 de novembro.

Site oficial do evento 🗗