A reclassificação funcional dos atletas será realizada e alocada aos novos moldes da FIC
O Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano de Paracanoagem acontece em São Paulo na raia da Universidade de São Paulo (USP) esta semana. O evento que pretende reunir atletas da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil terá também mais um cenário de destaque, a reclassificação dos atletas para os novos moldes da Federação Internacional de Canoagem, FIC.
A classificação funcional é um dos assuntos de grande importância no cenário da Paracanoagem, e desde do ano passado vem passando por transformações para tornar o esporte mais justo entre os competidores. O processo de reclassificar os atletas que será feito durante o evento é um passo a mais para os novos moldes aplicados pela FIC, proporcionando uma forma de competição mais justa entre as deficiências dos competidores.
O evento terá a abertura oficial das provas no dia 20/06, sábado, a partir das 9 horas da manhã. Alejandro Druziuk, treinador da seleção argentina de Paracanoagem, revela sua expectativa do Pan-americano. “Nossa expectativa com a competição é sempre a melhor possível. Na Argentina o esporte já tem 5 anos, e mesmo no seu início já trouxe resultados positivos. Nossa equipe participará com 4 atletas, sendo 2 deles de nível internacional e outros 2 mais jovens, porém com muito futuro. Nossos atletas estão em ótimas condições e esperamos bons resultados para este campeonato” conclui o treinador. A seleção da Argentina irá competir com os seguintes atletas: Brenda Sardon, Lucas Diaz, Yoel Zaballa Sello e Marcos Dominguez.
Leonardo Maiola, supervisor da Paracanoagem na Confederação Brasileira de Canoagem e Supervisor de Paracanoagem na Confederação Sul-americana de Canoagem, revela a expectativa para o evento. “Estamos nos esforçando para deixar tudo da melhor maneira possível para receber os atletas, além da competição em si ainda teremos a classificação funcional que servirá para as próximas competições internacionais dos atletas presentes” revela ele.
Este cenário também é visto por Luiz Gustavo dos Santos, chefe de equipe da Paracanoagem do Brasil no Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano. “Receber países de América do Sul na nossa casa é muito importante para avaliarmos como está o desenvolvimento do nosso esporte, além disto ter o intercâmbio de culturas e treinamentos dentro do nosso Centro de Treinamento fortalece tudo que estamos aplicando, especialmente pela dificuldade de termos campeonatos internacionais no Brasil” ressaltou.
Confira mais informações na página do evento: http://goo.gl/rBKw2Z