Campeonato Sul-Americano de Va’a promete grandes participações


Campeonato Sul-Americano de Va’a ocorre de 18 a 21 de novembro espera mais de 300 atletas com grandes participações

2778-sulvaagr-16-11-2015-14-28-59O Campeonato Sul-Americano de Va’a será o grande marco do ano de 2015 para a modalidade, pela primeira vez sediando uma competição internacional. O evento que acontece dos dias 18 a 21 de novembro terá como palco a cidade de Santos, no litoral paulista, mais especificamente na Ponta da Praia. O sul-americano reúne os atletas em um ambiente que já possui muitas bases de canoas havaianas que treinam diariamente no local, sendo assim considerado a área mais adequada para a realização.

Para Rosane Coimbra, uma das organizadoras do evento e também atleta de canoa havaiana, a briga entre os atletas promete um grande espetáculo. “Nomes como o de Felipe Neumann, já diversas vezes campeão sul-americano, pode ser aguardado. O campeonato é um evento que só vêm agregar ao esporte para nosso país, o Va’a Brasileiro, ele tem crescido e aumentará a divulgação da cidade” revela.

Os países estrangeiros confirmados nas disputas pelas medalhas são Venezuela, Chile, Argentina, Peru e Ilha de Páscoa (país sede do sul-americano de 2014 da modalidade). A presença de 160 atletas estrangeiros já está confirmada para o Campeonato Sul-americano.

A disputa por equipes também será um dos pontos fortes, sendo as equipes confirmadas do time brasileiro a Equipe SAMU, Equipe TriboQpira e a Equipe Tahoe. Dentre estas equipes é possível observar resultados de nível internacional adquiridos durante esta temporada, como é o caso da SAMU em Molokai Hoe 2015 com a 10ª colocação mundial.

Meiosulvaa

Manuel Gil Rey Rojo, supervisor do Va’a na Confederação Brasileira de Canoagem, deixa claro seu entusiasmo com a competição. “Espero que o Brasil tenha um papel de destaque no Sul-Americano, estão previstos muitos atletas de fora, somente a Venezuela vem com uma delegação de mais de 15 pessoas o que demonstra que a Va’a está se expandindo pela América Latina. A expectativa é de que o Brasil ocupe uma posição de destaque no quadro geral de medalhas, mas o principal é que tenhamos um Sul-Americano de grande participação” completa ele.

Lembramos que todos os atletas deverão estar presentes durante todo o evento pois a ordem e horários das largadas poderão ser alterados por fatores climáticos ou mesmo em decorrência de fatores alheios a vontade dos organizadores. A legislação Brasileira obriga o uso de coletes flutuadores vestidos por todos os atletas durante a competição.

A entrada no evento é gratuita e acontece todos os dias das 9:00 às 17:00 aproximadamente.

Mais informações na página do evento, na página oficial.