Canoagem Oceânica fechará o ano com última etapa em Ilhabela nesse sábado


Competição terá grandes disputas pelo título de campeão brasileiro após 4 etapas no ano

Ilhabela é cenário tradicional da Canoagem Oceânica, porém neste ano, a novidade fica por conta do percurso, que será inédito na prova que acontece na ilha. Com largada prevista para às 14h desse sábado, aproximadamente 120 atletas largarão da Praia Grande com destino à bóia de retorno 8 km distante sentido ao sul da ilha.

Percurso 4ª Etapa 2016 - Ilhabela

Percurso 4ª Etapa 2016 – Ilhabela

Além do percurso, o supervisor da modalidade Jefferson Sestaro comenta que “A largada é o show da Oceânica, e nessa etapa, depois de largar faremos os atletas retornarem de uma bóia passando próximo à praia, percorrendo paralelamente à faixa de areia toda extensão da praia, para que todos que estarão em terra possam ver a disputa que será essa etapa”.

Nas embarcações duplas, caso Claudio Zsigmond e Fernando Ramos Barbosa repitam o feito de serem campeões das primeiras etapas do ano, conquistarão o título de campeões brasileiros em duplas, porém Hiel Gesã e Humberto Sant’ana farão de tudo para aumentar a disputa pelo título e será uma grande final. Outra disputa que promete ser acirrada e que vale assistir é a dupla mista.

No individual masculino, José Marcos Mendes Filho, atual líder com 534 pontos, terá muitos atletas com chance do título na sua cola atrás da vitória. Pela somatória de pontos e contando com o descarte da pior pontuação no ano, Luiz Wagner Pecoraro é o que mais apresenta chances de tirar o título de José Marcos. Uma vitória nessa etapa daria o título à Luiz Wagner.

“Dependendo do cenário que se desenhe nessa etapa, o título de campeão brasileiro poderá ser decidido pelo regulamento, pois nosso critério de desempate é o maior número de 1º lugares no ano”, ressalta o supervisor Sestaro. Além do ranking geral, existe a disputa por categoria que também segue acirrada e somente após a última etapa é que os campeões serão conhecidos.

No individual feminino, Carmen Lucia da Silva é a atual líder do campeonato e tem grandes chances de ser novamente a campeã brasileira. Rayssa Corrêa Silva disputará remada a remada com Carmen para tentar tirar diferença de 24 pontos e que podem lhe dar o título de campeã.

Caso Carmen confirme o título no feminino e Luiz Wagner seja o campeão no masculino, os títulos de campeões brasileiros individuais ficarão em casa, pois Carmen é mãe de Luiz Wagner e certamente isso incentivará Luiz a remar com todas suas forças para trazer ambos troféus para casa.

Outra disputa acirrada que será decidida somente após o término da etapa é a batalha por equipes. Atual líder do ranking a ATR – Associação Turma do Remo tem o título ameaçado pela ACKC/BSB – Associação Caiakagem de Canoagem por uma diferença de 24 pontos. Dependendo de como terminarem as posições dos atletas de ambas equipes, a que somar maior número de pontos pode ser a campeã. Em terceiro lugar no ranking vem a ACALINO – Associação de Canoagem do Litoral Norte que por ter essa etapa sediada próximo à sua sede, promete levar muitos atletas na água para tentar conquistar o título por maior pontuação.

marina-porto

Para o encerramento do campeonato, a supervisão da modalidade juntamente com a organização local oferecerá uma festa de confraternização na Marina Porto Ilhabela, com entrada gratuita. “Seguindo molde de outros eventos, faremos essa festa para os atletas com o intuito de socializar e confraternizar. Percebemos que em nossas etapas, que geralmente são pela manhã, após a prova a grande maioria vai embora correndo por conta de longas viagens”, comenta Sestaro.

“Esperamos que todos participem da festa na Marina Porto Ilhabela, que gentilmente cedeu sua estrutura através do Paddle Club Ilhabela para receber nossos atletas, para entregarmos os prêmios de campeões do Circuito 2016. Haverá comes e bebes por conta de cada um, mas a entrada é gratuita podendo levar amigos e familiares”, convida Sestaro.

Serviço

4ª Etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica
Ilhabela/SP – Praia Grande, em frente à igreja/quadra de esportes

10h30 – Início de confirmação de inscrições e entrega de numerais
12h00 – Prova de Estreantes
13h30 – Briefing
14h – Largada de todas as categorias
16h – Chegada prevista.
19h – Recepção da cerimônia de confraternização e premiação da etapa e do circuito 2016.

paddle-club

Paddle Club/Marina Porto Ilhabela
Endereço:
Av. Almirante Tamandaré n° 304 – Itaquanduba – Ilhabela/SP
9 km distante do local de prova.
Entrada gratuita.
Serviços vendidos a parte no local: Bebidas e alimentação.