A atleta Ana Sátila é a principal promessa disputando o K1 e C1 Feminino que começam nesse sábado
A Canoagem Brasileira está fazendo sucesso no Canadá, e depois dos grandes resultados obtidos pela Canoagem Velocidade chega a vez da Canoagem Slalom (realizada em corredeiras). A Canoagem Slalom é modalidade estreante em Jogos Pan-americanos, e no dia 19 irá disputar 5 medalhas, com boas chances de subir ao pódio em todas as categorias.
Ana Sátila é a principal promessa da equipe, a atleta foi a caçula do Time Brasil nos Jogos Olímpicos de 2012 em Londres, irá competir pelo K1 e C1 Feminino e tem chances de trazer os dois ouros. “Estou muito esperançosa, acho que vai ser uma competição excelente, viajar para o Canadá e representar o nosso País vai ser uma experiência incrível. Estamos com um pensamento positivo, estou muito feliz” comenta.
Hoje com 19 anos a canoísta já tem uma carreira com importantes resultados históricos para a Canoagem Brasileira, e vem ano a ano superando os seus próprios índices. Em 2013, no Mundial Júnior na Eslováquia, ela foi medalha de bronze pelo C1 Feminino, já na edição de 2014, na Austrália, ela conquistou um ouro no K1 Feminino. No ano de 2015, que marcou o início da atleta na categoria Sub-23, ela conquistou uma medalha de prata no Mundial realizado em Foz do Iguaçu. Outro feito recente de Ana Sátila foi a medalha de bronze na 1a Etapa da Copa do Mundo em Praga, na República Tcheca.
Para Guille Diez-Canedo, auxiliar técnico da equipe, Sátila tem totais condições de trazer medalha para o Brasil. “Ela é sempre candidata ao ouro. Vai ter uma boa briga no K1 Feminino com a canadense Jasmyne Denhollander que tem a vantagem de remar em casa e também com a americana Ashley Nee, mas se a Ana conseguir se sentir bem e forte remando pode conquistar um ouro” avalia.
No K1 Masculino, Pedro Gonçalves está trabalhando forte para conquistar um bom resultado. Nas últimas etapas da Copa do Mundo o atleta conquistou vagas nas semifinais e no último Mundial Sub-23 ele conquistou o 7o lugar. “As expectativas para o Canadá são as melhores possíveis, sou atual campeão pan-americano (Campeonato Pan-americano realizado em 2014), estamos bem preparados e ciente do que vamos fazer, vou dar o meu melhor na água para tentar trazer o ouro para o Brasil” comenta.
Para o auxiliar técnico da equipe, Pedro está no caminho. “Pepe está adquirindo uma maturidade muito grande para competir, ele remará muito bem. Também terá fortes concorrentes como o atleta americano Michal Smolen e o canadense Ben Hayward, mas pode surpreender”.
Felipe Borges competirá pelo C1 Masculino, o atleta entrou no esporte graças a um importante projeto da Canoagem Brasileira, o “Meninos do Lago” que é desenvolvido em Foz do Iguaçu com jovens carentes e conta com a parceria da Itaipu Binacional e da Federação Paranaense de Canoagem. Borges está no seu melhor momento, na 2a Etapa da Copa do Mundo em Cracóvia ele garantiu uma vaga inédita na semifinal e em abril no Mundial Sub-23 conquistou medalha de bronze no evento disputado em casa. “Espero conseguir uma medalha e também aproveitar para adquirir experiência para os Jogos Olímpicos no Rio em 2016”. Na avaliação de Guille Diez-Canedo essa será uma categoria com muita disputa. “Essa é talvez a categoria com mais candidatos ao ouro, pela presença do argentino Sebastian Rossi, além do americano Cansey Eichfeld. Mesmo assim Felipe vem de uma temporada boa, será a categoria com quatro claros candidatos a ouro”.
A dupla Charles Corrêa e Anderson Oliveira competirá pelo C2 Masculino, na avaliação de Guille os atletas poderão apresentar resultados expressivos. “Eles vêm melhorando prova a prova, apesar de não garantirem semifinais nas duas primeiras etapas da Copa do Mundo tiveram bons desempenhos nos últimos treinos realizados e, em Liptovsky Lukas, na Eslováquia, a dupla cresceu bem”. Os dois atletas estão confiantes: “esperamos fazer uma boa prova, uma boa competição e tentar sair com medalhas no peito” fala Anderson, já Charles tem um objetivo bem definido: “vamos remar bastante para tentar trazer a medalha de ouro para o Brasil”, no último Mundial Sub-23 eles conquistaram uma inédita medalha de bronze.
Na avaliação geral, o Supervisor da Canoagem Slalom da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Gonçalves Dias Rodrigues, afirma que a modalidade vive seu melhor momento, graças a uma preparação que iniciou em 2009. “A realidade da Canoagem Slalom, assim como de tantos outros esportes nacionais, necessita basicamente de três fatores: investimento, planejamento e muitos jovens atletas. Em 2009, desenvolvemos um Planejamento Estratégico visando especificamente o Campeonato Mundial Júnior e Sub-23 de 2015, os Jogos Pan-americanos e Jogos Olímpicos. Apostamos em novos atletas e conquistamos grandes resultados no primeiro objetivo e tenho certeza que nos Jogos vamos trazer medalhas para o Brasil de Toronto. Para 2016, se conseguirmos treinar com antecedência no Canal, como fizeram os atletas ingleses em 2012, nossas chances de medalhas aumentarão muito”.
Tome nota! Existem dois eventos distintos: Campeonato Pan-americano e os Jogos Pan-americanos
Anualmente é realizado nas Américas o Campeonato Pan-americano de Canoagem Slalom que conta com a presença exclusiva das principais equipes do continente apenas da modalidade. Entretanto, em Jogos Pan-americanos, onde acontecem a disputa de várias modalidades olímpicas, a cada quatro anos, onde a Canoagem Slalom estará participando pela primeira vez. No Campeonato Pan-americano realizado no ano passado no México o Brasil conquistou a medalha de ouro em todas as disputas realizadas (K1M, K1F, C1M, C1F e C2).
Para Argos Gonçalves Dias Rodrigues, o Brasil é uma das principais forças do esporte nas Américas. “O nosso esporte é eminentemente europeu, as principais potências são França, Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, Polônia, Eslovênia e Eslováquia que não estarão em Toronto, mas que serão os favoritos no Rio2016. Nos Jogos Pan seremos protagonistas, sem dúvida, e estamos brigando para que no Rio 2016 também façamos parte do seleto grupo dos 10+ do mundo”.
As provas da Canoagem Slalom nos Jogos Pan-Americanos de Toronto serão realizadas neste fim de semana, 18 e 19 de julho respectivamente, e tem início previsto para 10:39 da manhã (1 hora a mais no fuso horário do Brasil).
Acompanhe ao vivo o cronograma de provas clicando aqui!